A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) divulgou nota, em seu site oficial, em que se manifesta contra a prisão ocorrida. “De forma alguma, esse tipo de ação representa compra de voto dos convidados, alegação para manter o presidente da Verus Pesquisa, Sr. Felipe, preso até o momento”, traz a nota. 

“Esse tipo de pesquisa, realizada da mesma forma, em todo o mundo, tem o intuito de avaliar a opinião de oito a doze pessoas dispostas numa sala de espelho “one-way”, onde os profissionais da área analisam a reação dos convidados sobre um produto ou uma campanha publicitária, assim como sobre um debate ou campanha eleitoral. Essa prática inclui agradecimento pela presença com brinde e dinheiro para transporte, ação que não caracteriza compra de opinião ou de voto mas, sim, um ressarcimento das despesas efetuadas pelos convidados. Da mesma forma, é fornecido lanche para aqueles que ficam à disposição da empresa por duas a três horas em uma sala, respondendo à pesquisa”, informa ainda.

O texto ainda ressalta que a ABEP segue um Código de Ética de nível internacional (ESOMAR), sob o qual todos os filiados estão subordinados, conforme consta de estatuto da entidade.