A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, anunciou na última sexta feira (12) uma parceria entre a prefeitura e a Fundação Banco de Olhos, que visa o atendimento a cerca de 700 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam na fila do glaucoma.

Atualmente, mais de 1,7 mil pessoas que possuem a doença esperam por atendimento especializado. Uma ação que será realizada no Banco de Olhos, de 15 a 19 de janeiro, promete reduzir a fila em 42%.

De acordo com a oftalmologista da Fundação Banco de Olhos, Maria Raquel Ramos Leão, com essa ação, serão disponibilizadas novas vagas de atendimento para outros pacientes.

{mp3}Podcasts/2018/janeiro/15/tarde/olhos_01{/mp3}

Maria Raquel Ramos Leão faz um alerta para os riscos da doença.

{mp3}Podcasts/2018/janeiro/15/tarde/olhos_02{/mp3}

A oftalmologista do Banco de Olhos ressalta sobre a possibilidade de ocorrer qualquer problema com  os olhos, e orienta o paciente a procurar imediatamente um médico especializado.

{mp3}Podcasts/2018/janeiro/15/tarde/olhos_03{/mp3}

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimam que 2 a 3% dos brasileiros, com idade superior a 40 anos, possam ter glaucoma. Para tratar a doença, o SUS oferece consultas, exames de diagnóstico, acompanhamento, tratamento e cirurgias. Segundo o Ministério Público, ações preventivas permitem a detecção precoce, o que contribui para um tratamento mais rápido e adequado.

Do repórter Jerônimo Junio