Goiânia recebe a Caminhada Rumos nesta segunda-feira, dia 21, às 18h30, no Teatro Goiânia. A capital é uma das cidades visitadas pelas equipes do Itaú Cultural. Criado há 26 anos, o Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país.

A proposta da caminhada é apresentar o edital Rumos 2023-2024 para os artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados no assunto, assim como esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local.

Com o objetivo de fomentar a produção artística e intelectual brasileira, o edital busca contemplar propostas de diversas áreas de expressão e de pesquisa. Desde a sua primeira edição, a iniciativa recebeu mais de 75,6 mil inscrições, vindas de todos os estados do país e do exterior. Destas, 1,5 mil projetos nas cinco regiões brasileiras receberam o apoio da instituição.

Inscrições

As inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024 já estão abertas no site rumositaucultural.org.br, até as 23h59 de 22 de setembro – horário de Brasília.

Na última edição, de 2019-2020, se inscreveram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados.

Caminhada Rumo

A dinâmica já passou por São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Vitória (ES), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Nesta segunda-feira, dia 21, a Caminhada acontece simultaneamente em Goiânia e Macapá (AP).

Dinâmica

Os projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas podem ser inscritos. Não há limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos.

Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição.

Outra inovação para esta edição é o fim do teto orçamentário para as propostas, o que abre novas possibilidades para os proponentes.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais

Pontão de Cultura Cidade Livre abre as inscrições para oficinas de artes gratuitas