Uma ação realizada neste fim de semana pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), seccional Goiás, retirou cerca de duas toneladas de lixo flutuante do Rio Meia Ponte, no ponto chamado ilha do lixo, local de acúmulo natural que fica na divisa dos municípios de Bela Vista de Goiás e Hidrolândia.

Para falar como foi a ação, o Sagres Sinal Aberto recebeu o Jubrair Gomes, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-GO). De acordo com ele, primeiramente foi feita uma expedição em junho, saindo de Inhumas até o encontro do Rio Paranaíba.

“Nessa expedição, encontramos essa ilha do lixo. Nós montamos duas ecobarreiras em Goiânia, uma na entrada e outra na saída, e depois vimos a importância de fazer algo para retirar esse resíduo que estava no rio. Juntamos umas força tarefa, com algumas cooperativas também, a Prefeitura de Bela Vista, e junto com os escoteiros, bombeiros mirins fizemos essa ação sábado para retirar o lixo. Vamos fazer uma outra etapa para retirar tudo. Visivelmente não tem mais, mas na encosta ainda ficou um pouco”, contou.

Ainda sobre a ação, Jubrair Gomes explicou que o ‘Dia de Cooperar’ das cooperativas teve a temática do meio ambiente e por isso a ideia da expedição pelo rio e a força tarefa para retirar o lixo.

“As cooperativas estão fazendo em todo estado de Goiás ações de recuperação de nascentes, limpeza de rios, reflorestamento, plantio de mudas e várias outras para que possa a sociedade ver o resultado do cooperativismo com essa temática do meio ambiente”, destacou.

De acordo com Jubrair Gomes, foi encontrado vários tipos de lixo durante a ação, como capacete de motociclista, lâmpadas e o mais pesado foram latas de alumínio e garrafas pets.

“Encontramos de tudo um pouco, não fizemos toda essa averiguação, mas o que mais nos espantou foi a questão do capacete e uma lâmpada, que é perigoso fazer o descarte no rio”, revelou.

Confira a entrevista com Jubrair Gomes na íntegra no link acima.

Leia mais: