Uma reunião realizada nesta quarta-feira (8), na Federação do Comércio de Goiás (Fecomercio), com os membros do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue) estabeleceu que a partir de agora, o Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá fiscalizar os açougues da capital. São aproximadamente 2,4 mil em funcionamento.
De acordo com o que foi estabelecido na reunião, além de fiscalizar os estabelecimentos, o Visa vai ditar também as novas normas sobre a manipulação de carnes nos estabelecimentos comerciais varejistas da capital.
Antes da elaboração das novas regras, os estabelecimentos só poderiam trabalhar na manipulação de carnes com uma licença expedida pela Agrodefesa, por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Os pequenos e médios deveriam cumprir as mesmas regras que os estabelecimentos de grande porte.
O médico veterinário Irineu Batista Júnior explicou aos empresários quais são as novas responsabilidades do Visa e como essas novas ações serão desenvolvidas. “Não é só a punição. Queremos ser amigos dos comerciantes, orientá-los e ajudar quando preciso.” (Com Prefeitura de Goiânia)