O Goiás inicia sua temporada no Brasileiro da Série A contra o Vasco da Gama, recém-promovido da Série B e atual campeão carioca. O jogo será no domingo, às 18h30, no estádio São Januário. O time goiano ainda viaja ao Rio, depois de fazer uma longa viagem ao interior do Pará, pelo Copa do Brasil. Do outro lado, o Vasco teve semana completa para trabalhar e o técnico Doriva, em entrevista exclusiva à Rádio 730, ao Charlie Pereira, revela já está de olho no Verdão:

“Sabemos que o Goiás tem uma equipe muito jovem e bons jogadores. Um time forte na transição, que usa muito a velocidade. Por isso, temos que estar ainda mais atentos. Ainda tem o Érik, um jogador muito perigoso, o Esquerdinha, que trabalhou comigo no Ituano e é muito versátil. O Goiás tem um time qualificado e sempre surpreende nos campeonatos”, avalia.

Por outro lado, para ele, o diferencial pode estar nas arquibancadas. Jogando em casa, diante do torcedor animado pelo título Carioca, Doriva quer vencer: “Sem dúvida é um trunfo jogar em casa, diante do torcedor. Eles estão empolgados e felizes com a recente conquista, então, sem dúvida, vai ser muito motivador. Mas o Goiás vai impor muitas dificuldades, vamos jogar sempre tentando eliminar os pontos fortes e sair merecedor de uma vitória”.

Sobre o restante do campeonato, o treinador evita fazer projeções sonhadoras e admite que hoje o planejamento do time prevê ficar acima dos 10 primeiros colocados: “A gente sabe que o Brasileiro é outro nível, um campeonato muito difícil e que tem equipes qualificadíssimas. Temos que ambicionar sempre estar bem colocado, no meu modo de ver, temos que sempre pensar no Vasco entre os 10 primeiros e buscando sempre nos aproximar das vagas na Libertadores. São oito ou 10 equipes credenciadas ao título”.

BICAMPEÃO

Doriva se despontou como treinador ano passado, quando levou o modesto Ituano ao título do Campeonato Paulista. De lá, assumiu o Atlético Paranaense, onde teve pouco tempo para trabalhar e acabou sendo demitido sem demonstrar todo seu trabalho. Hoje no Vasco, ele leva o título de campeão carioca, levantando dois dos estaduais mais importantes do Brasil em apenas dois anos.

Ele comemora e fala sobre a caminha ao título carioca: “Todas conquistas tem suas particularidades e seu nível de dificuldade. Mas foi muito bom poder vencer o Carioca, até porque no futebol brasileiro só é lembrando quem vence. Escrevemos nosso nome no Vasco, o grupo todo está muito feliz, mas com os pés no chão, sabendo que ainda há caminho a ser percorrido”.

HISTÓRIA

Como jogador, Doriva também fez parte do futebol goiano. Lembrando os velhos tempos, Doriva reconta um pouco de sua trajetória na Anapolina e também no Goiânia: “Foram momentos que me amadureceram muito, como atleta e ser humano. Era um garoto, cheguei em Anápolis para jogar em um time experiente. Sempre uso esse tempo para motivar os atletas a trabalhar, porque sempre tem gente nos observando. Fiz amigos em Goiás, foi o início de tudo na minha carreira. Depois disso, as portas se abriram”.