Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rouseff (PT) cancelaram todos os compromissos de campanha nesta quarta-feira após a morte do candidato Eduardo Campos (PSB), em acidente aéreo na cidade de Santos pela manhã. A presidente Dilma decretou luto de três dias, sem nenhuma atividade no comitê em Brasília ou qualquer outro Estado.
A presidente ainda fará um pronunciamento sobre a morte de Campos na tarde desta quarta-feira, mas a entrevista que ela concederia ao Jornal Nacional, da Rede Globo, foi suspensa. Dilma divulgou uma nota oficial durante a tarde desta quarta-feira, onde afirmou que o país perde um “grande brasileiro” com quem teve “longa convivência” durante o Governo Lula.
Veja a nota da presidente Dilma
“O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.
Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.
Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.
Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.
Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.
Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.
Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”
Sem voz
Assim como a candidata a reeleição pelo PT, o candidato Aécio Neves seguiu direto para São Paulo, onde vai acompanhar novas informações. O candidato do PSDB recebeu as primeiras informações da morte de Campos quando descia do avião em Natal, onde teria compromissos de campanha.
Segundo jornalistas no local, ao saber da notícia, Aécio se mostrou chocado, sem se mexer e ficou sem voz. Aécio teria vários compromissos no Rio Grande do Norte e encerraria a agenda do dia em Patos, na Paraíba. Imediatamente, Aécio retornou à aeronave e seguiu para São Paulo, mas antes deu uma declaração em nota oficial mostrando perplexo pelo acontecido.
Veja a íntegra da nota do candidato
“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava.
A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar”