A expectativa era enorme, muitos foram os contextos apontados pelas inúmeras pesquisas, mas no fim, a corrida presidencial apresentou uma surpresa. A disputa entre Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) por uma vaga no 2º turno se desenhou acirrada, mas acabou muito tranquila para o mineiro, que somou mais de 34 milhões de votos (33,7%) pelo Brasil e vai disputar a Presidência com Dilma Rouseff, que teve mais de 42 milhões de votos (41,4%) no próximo dia 26 de Outubro.

A apuração iniciou às 17h, mas os primeiros números só foram divulgados às 19h, quando já se passavam de 65% das urnas apuradas. E logo na primeira parcial, Aécio já apareceu com mais de 35% dos votos válidos, contra 40% da candidata a reeleição do PT.

A votação expressiva do ex-governador de MG passou muito pela vantagem em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. No território paulista, Aécio ultrapassou 10 milhões de votos (44,3%) e conseguiu vantagem superior aa quatro milhões para a atual presidente (25,8%). Além de SP, Aécio ainda saiu vitorioso em mais oito estados, entre eles, dois do norte (Rondônia e Roraima) além do Distrito Federal.

Já Dilma Rouseff ganhou em 15 dos 27 estados brasileiros, e como já era desenhado, teve ampla vantagem no Nordeste, onde só perdeu em um Estado: Pernambuco, onde Marina Silva levou a melhor. Dilma ainda foi a mais votada no Rio Grande do Sul, estado no qual vota e construiu a carreira política, e também em Minas Gerais, Estado natal e onde conseguiu superar Aécio Neves, que tinha grande aceitação enquanto governador.

Marina Silva, que aparecia como provável adversaria de Dilma no 2º turno, teve pouco mais de 21 milhões de votos, número muito próximo ao de 2010, quando concorreu pelo PV e também terminou na 3ª posição, tendo pouco mais de 21% dos votos.

Luciana Genro, do PSOL, teve pouco mais de 1,6 milhão de votos e terminou a eleição como a quarta mais votada, seguida por Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).