As obras de construção do novo aeroporto de Goiânia vão começar em abril de 2012. Até o dia 20 de dezembro deste ano, os entraves burocráticos que impediam a retomada das obras deverão ter um fim. O acordo foi feito entre o Tribunal de Contas da União (TCU), Infraero, e o consórcio de empresas, com a presença do Governador de Goiás, Marconi Perillo.
A notícia oficial foi dada pelo Ministro Raimundo Carreiro, relator do processo no TCU. A primeira etapa da construção pode ser entregue em 2014. Posteriormente, serão feitas algumas adaptações para corrigir a defasagem da logística do aeroporto, com a possibilidade do aumento de quantidade de esteiras de desembarque, e ampliação da pista, que poderá transpor a BR-153.
O Diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, acredita que o acordo foi bastante positivo, diante de uma estratégia feita com o apoio do TCU.
“Estabelecemos este cronograma, para que a gente tenha de hoje até o dia 20 de dezembro a elaboração desta minuta entre as partes, e a partir daí trazer ao Tribunal de Contas da União a última análise, para começar a executar os projetos”, antecipa.
O Governador Marconi Perillo ressaltou que o cronograma apresentado permite a retomada das obras, no mais tardar, em abril de 2012.
“Este cronograma tem o apoio de todos, prevê o início das obras em abril. Com o acordo do dia 20 de dezembro, nos três primeiros meses o projeto executivo será concluído, sendo uma exigência do Tribunal de Contas da União. Nós avançamos demais ao estabelecermos a data de assinatura do acordo”, opina.
Com informações do repórter Marcos Cipriano