EMERGENTE

O ex-deputado Afrêni Gonçalves ganhou força nas últimas semanas e deve ser confirmado como nome de consenso para presidir o diretório estadual do PSDB. De inteira confiança do governador Marconi Perillo, e com bom trânsito na cúpula e na base do ninho tucano, Afrêni ganhou pontos também ao pregar uma direção agregadora no comando do diretório tucano.

ESPELHO

O ex-deputado, que atuou nos últimos governos tucanos na OVG, e hoje está na Saneago, não assume que está articulando seu nome, apenas que está sendo “lembrado”. “O que importa é que quem for dirigir o PSDB, o partido do governo Marconi Perillo, tem que fazer um trabalho de agregar, de trabalhar de forma conjunta, integrada. O governador é um agregador nato”, disse Afrêni a estas ENTRELINHAS, revelando seu espelho político.

CRÍTICAS

Para o ex-deputado, que não conseguiu se eleger na última eleição, e está, portanto, sem mandato, a discussão se é ou não melhor presidir o diretório nestas condições é relativa, e não é o mais importante.  “A renovação é Imprescindível, a de ideias,  comportamento e atitudes. Tem muitos jovens que tem ideias antigas, e muitas pessoas com uma certa idade, como a minha, e que tem ideias jovens”, critica, sem citar o nome do deputado Alexandre Baldy, que também pleiteia o cargo.

MONTAGEM

A eleição do diretório estadual tucano é no dia 14 de junho. O governador Marconi Perillo trabalha na montagem da chapa, que reúne 210 integrantes, entre titulares e suplentes. Presença certa de prefeitos e deputados. Marconi revelou na sexta-feira que convidou até a senadora Lúcia Vânia, que sinaliza que está saindo do partido.

PARA CIMA

Líderes da oposição no Congresso prometem apresentar nesta semana representação na Procuradoria-geral da República por prática de crime comum cometido pela presidente Dilma Rousseff.  A base da ação será as “pedaladas fiscais”, denunciadas pelo Tribunal de Contas da União.

INTEGRAÇÃO

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento  Econômico, José Eliton Júnior (PP) tem audiência com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, às 10h, em Brasília.

PRESIDIO

Em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, governo estadual e prefeitura de Aparecida de Goiânia, assinam convênio de doação de terreno para a construção de um novo presídio  com 1600 vagas, e que substituirá a Penitenciária Odenir Guimarães.