Representantes de cidades do interior do estado de Goiás participaram da 6ª Oficina de Capacitação dos Planos Municipais de Habitação. As oficinas começaram a serem realizadas em abril do ano passado.
A capacitação serve para compor estratégias de combate ao déficit habitacional dos municípios e do Estado, que precisam ter os planos definidos. A partir do final do ano quem não estiver com os planos não receberá recursos federais para a execução de obras para o campo habitacional.
De acordo com o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, o estado já está trabalhando para a execução dos projetos com os municípios.
“Já elaboramos os diagnósticos e iremos apresentar o plano de ação para dar total capacitação de apoio aos municípios que aderiram à parceria com a Agehab”, afirma.
Segundo a gerente de apoio e coordenação técnica da Agehab, Cristiane Coullet, o ganho que os representantes dos municípios tiveram a partir da capacitação para execução dos planos habitacionais são inúmeros.
“É impressionante como essas pessoas que vêm dos municípios evoluíram tecnicamente e hoje sabem como é a coleta de dados, conhecem os problemas habitacionais de seus municípios e o que eles têm de oferta para suas cidades, como áreas, lotes vagos e toda a parte de planejamento habitacional”, avalia.
Execução
O secretário das cidades, Armando Vergílio, disse que o governo de Goiás pretende fazer um convênio para capacitar gestores municipais para a elaboração e execução dos planos.
“Iremos desenvolver um núcleo de formadores e gestores urbanos, através da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Faculdade de Arquitetura da UEG, principalmente para os municípios que possuem poucos recursos humanos, assim eles podem ter mão-de-obra qualificada para construir bons projetos juntamente com o Estado”, explica.