A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) foi reativada para elaborar e analisar a execução de questões ligadas ao transporte urbano, uso e ocupação do solo, e acessibilidade.
Antenor Pinheiro foi empossado como coordenador regional da Associação no Centro-Oeste, e explica como será a atuação da ONG.
“A ANTP é uma Organização Não Governamental que tem como objetivo fomentar a discussão de projetos ligados à área de trânsito, transporte, uso do solo, acessibilidade. Vem para ser mais uma ferramenta”, destaca.
O coordenador regional ressalta que o crescimento econômico facilita a compra de veículos, e que este aumento resulta em alguns problemas que devem ser discutidos pela Associação.
“Tem problemas de deslocamentos, congestionamento, ambientais. Este é um momento que podemos viabilizar discussões sobre somo superar esses problemas do dia-a-dia”, afirma Antenor.
Sobre a situação do trânsito em Goiânia, o coordenador defende que o transporte público da capital deve ser priorizado para desafogar o tráfego, e que a cidade precisa inverter as prioridades, de modo que os recursos aplicados na área de mobilidade priorizem o sistema de transporte coletivo, sobretudo na infraestrutura.
Antenor também lembra a importância da valorização da bicicleta como meio de transporte.
Para ele, corredores exclusivos devem ser construídos na busca por melhorias no trânsito de Goiânia.
A ANTP terá sede em Goiânia, mas estará disponível para discutir projetos em todos os municípios de Goiás.