Na última sexta-feira (21), a entrevista com gameplay do programa Aperte o Play foi ao ar ao vivo no canal da Twitch do Sistema Sagres, com a diretora de Artes da Fundação Sagres, Ana Carolina Silva, mais conhecida como Carol. Ela explicou que a agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU) é um plano global para ter um mundo melhor entre povos e nações até 2030.

Assista a entrevista na íntegra:

“Com o intuito de que o mundo se transforme e tenha um movimento sustentável nas suas produções, da maneira de viver e de como se alimentar. As nossas manifestações no mundo precisam ser sustentáveis, precisam ser orientadas por atitudes, leis, regras, pela nossa rotina”, disse Carol.

Em setembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, contou com a participação de 193 países e estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS), em busca de solucionar 3 objetivos: Erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e injustiça e conter as mudanças climáticas. Que são eles:

  1. Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Erradicação da fome – Acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde e Bem-Estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  5. Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  6. Água Potável e Saneamento – Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Energia acessível e limpa – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  8. Trabalho decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
  9. Inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  10. Redução das desigualdades – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  11. Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  12. Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  13. Ação contra a Mudança Global do Clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  14. Vida na Água – Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  15. Vida Terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  17. Parcerias e Meios de Implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia mais: