Começou, nesta segunda-feira (8), o I Curso de Inteligência Prisional da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal. (Agsep). Pela manhã uma palestra sobre o assunto foi ministrada pelo Major Odawara, superintendente de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro.

O curso deve durar 10 dias, 108 horas aula e será dividido em quatro módulos; Fundamentos Doutrinários, Produção de Conhecimento, Contra-Inteligência e Operações de Inteligência.

O objetivo, segundo o Presidente da Agsep, Dr. Edemundo Dias, é antecipar situações carcerárias, evitar crises. Ele acredita que o curso servirá para formar uma excelente academia e ampliar a comunicação da agência com a população.

“Da parte de gestão, nossas diretrizes se baseiam em quatro pilastras. Uma é a corregedoria, outra é a excelente academia, temos que interagir com a sociedade e há a questão da inteligência. Esse curso é para formar”, explica.

Dr. Edemundo prevê novas edições do Curso de Inteligência. Neste primeiro momento, anuais. Para ele, com o aumento da população carcerária, é preciso que os servidores saibam lidar com qualquer situação que possivelmente possa acontecer como rebeliões e motins.

“A população carcerária brasileira cresceu muito e temos que avançar de forma compartilhada com as outras estruturas; Ministério Público, Policia Militar, Civil, Federal. Para isso temos que ter profissionais qualificados”, conclui.