As equipes da prefeitura intensificaram a limpeza em bairros de Goiânia no último final de semana e retiraram 700 toneladas de entulhos que foram descartados em locais irregulares. A administração da Capital informou que Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) remove cerca de 45 mil toneladas de entulhos por mês dos locais públicos da cidade.

Foram encontrados diversos resíduos descartados irregularmente, entre eles, madeiras, móveis e sobras de construções civis. O presidente da Comurg, Alisson Borges, destacou que o descarte de lixo de forma irregular é ilegal. Desta forma, o cidadão pode ser penalizado com multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme o dano ambiental.

“A Comurg faz a limpeza das áreas e, em um prazo muito curto, os locais voltam a ficar cheios de entulhos”, contou.

Descarte correto

Além de intensificar o serviço de limpeza nos bairros, a prefeitura orientou que a população faça o descarte correto dos materiais. A forma mais simples de fazer isso é separar o lixo, e depois destinar materiais como plástico e papel para cooperativas ou empresas que os reutilizam.

Goiânia também conta com três Ecopontos, que são locais apropriados para depositar resíduos recicláveis. Eles estão localizados no Jardim Guanabara II, no Setor Faiçalville e no Jardim São José. Outra opção é o  Cata-treco, que também é gerido pela prefeitura da capital e contribui para a limpeza da cidade.

Conforme a prefeitura, os serviços podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h, pelo WhatsApp (62)98596-8555 e através do teleatendimento (62)3524-8555.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia

Leia mais: