Foto:  Johann Germano/Sagres On

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) confirmou reajuste de 20 centavos no preço da passagem do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. A aprovação foi em reunião na manhã desta quarta-feira (19/02). O cálculo do estudo tarifário que vai incidir sobre o reajuste da tarifa foi feito pela Companhia Metropolitana de Transportes Púlicos (CMTC), mas precisa ser referendado pela agência reguladora.  Com a decisão o valor da passagem de ônibus passará dos atuais R$ 4,30 para R$ 4,50 em data a ser definida pela  CMTC. 

Na manhã de hoje (19)  o prefeito Iris Rezende falou sobre a questão em entrevista à imprensa, no Jardim Guanabara, e fez duras criticas a administração estadual passada. Para ele o governo passado interferiu no transporte da Região Metropolitana e “deixou isso que está aí, um instrumento de sofrimento do povo”. Iris argumentou que não é possível segurar a correção da tarifa em função da inflação. “Qual é a autoridade que o poder público tem para exigir dessas empresas se não cumpre com seu dever?”. O prefeito confirmou que vai se reunir com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para discutir o assunto. 

O reajuste da tarifa precisa ser aprovado também pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), o órgão deliberativo integrado por representantes do governo estadual, da prefeitura de Goiânia e dos prefeitos do entorno da capital. Os integrantes da CDTC se reúnem na sexta-feira (21), véspera do feriado prolongado de carnaval, para deliberar a respeito do tema. 

*Matéria atualizada as 16h 23 para acréscimo de informações!