A Agência Goiana de Regulação (AGR) autuou mais de 30 ônibus que fazem o transporte intermunicipal no Estado de Goiás desde a última segunda-feira (10). De acordo com o órgão, foram feitas 114 abordagens e 33 autuações.

As principais infrações cometidas pelas empresas regulares foram a interrupção de serviço sem autorização da AGR; falta de documentação de porte obrigatório; utilização de veículos sem manutenção adequada; excesso de lotação e transporte de passageiros em pé; falta ou defeito em equipamento obrigatório e recusa de transporte gratuito nos casos previstos em lei. Os valores das multas variam entre R$ 400 e R$ 3,2 mil.

A operação da AGR está verificando condições de segurança como funcionamento, higiene e conservação dos veículos, principalmente os que partem dos terminais rodoviários de Goiânia e de Campinas.

De janeiro a agosto deste ano, a Ouvidoria da AGR recebeu 582 reclamações e denúncias de usuários referentes ao mau funcionamento dos veículos, à falta de equipamentos de segurança e às más condições de higiene e conservação. Nesse mesmo período foram registradas mais de oito mil abordagens de veículos, 523 multas e apreensões de veículos clandestinos e mais de duas mil multas no transporte regular especial. 

De acordo com o presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús Júnior, a solução completa para os problemas enfrentados no transporte intermunicipal de passageiros em Goiás virá com a reestruturação de todo o sistema, processo que vem sendo preparado pela Agência e que culminará com a licitação de todas as linhas. (Com Goiás Agora)