A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) instaurou sindicância para apurar o suposto envolvimento de três agentes prisionais, dois temporários e um efetivo, na fuga de dois detentos ocorrida no último domingo em Rio Verde. Os servidores foram afastados de suas funções. Também foi instaurado inquérito policial para apurar o caso.
A gerente da regional Sudoeste da Agsep, Nilzaelena Silva Nepomuceno, informou que a corregedoria da instituição foi acionada para averiguar a conduta desses agentes. Segundo ela, a suspeita de que eles facilitaram a fuga surgiu porque é a segunda vez consecutiva em que fogem presos durante o plantão dos três. Neste domingo, os detentos serraram as grades do Centro de Inserção Social de Rio Verde. A unidade custodia 98 reeducandos em regime fechado.
A Agsep anunciou ainda que seis detentos de Rio Verde, cinco homens e uma mulher, que usavam redes sociais de dentro do presídio, serão transferidos para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O grupo cumprirá a pena no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). De acordo com a gerente, os detentos acessavam a internet pelo celular. Os procedimentos para a transferência estão em fase de conclusão. Nesta terça-feira (27), em fiscalização da agência, foram apreendidos 33 aparelhos celulares, bebidas, facas artesanais, panelas, um fogareiro e drogas. (Do Goiás Agora.