Em Rio Verde, gvernador diz que encontros com o presidente do Banco Central têm sido constantes, mas descarta pauta política

A tão falada aproximação e consequente filiação do presidente do Banco Central, o goiano Henrique Meirelles, no PP ou no PT, visando disputar o governo de Goiás, ou ainda para compor chapa como candidato a vice-presidente pelo PMDB, aos poucos vem se concretizando. Apesar das constantes esquivas quando se fala no assunto, o governador do Estado, Alcides Rodrigues (PP), disse que as reuniões com Meirelles estão se tornando constantes. “Eu tenho conversado pouco a respeito de política com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mas tenho me reunido com ele, com uma certa constância, porque ele está nos ajudando em algumas ações do governo do Estado perante o governo federal”, salientou Alcides durante sua rápida visita a Rio Verde, no último dia 5 de agosto, aniversário do município.

O governador disse que, na hora oportuna, Meirelles certamente vai manifestar o seu interesse de participar da política ou não e também a qual agremiação política ele vai se filiar. “O que eu tenho dito é que nós não deveremos ter ações políticas antecipadas. Não é bom para o Estado, não é bom para ninguém a antecipação do debate sucessório que é um tema bastante apaixonante. Eu acho que, na hora oportuna, nós deveremos entrar e entraremos, mas não antecipadamente”, alertou Alcides.

Sem citar nomes, o governador voltou no assunto da origem da dívida e não poupou as administrações anteriores. Ao ser questionado sobre a dívida da Celg, ele ressaltou o valor da pendência e alfinetou: “Todos sabem que a dívida da Celg é de R$ 5,6 bilhões e não foi feita neste governo. Diga-se de passagem, não foi uma dívida feita por nós. Esta equipe nunca tirou ‘meio centavo’ da Celg. Pelo contrário, mesmo sem ter, o tesouro estadual está injetando recursos consideráveis, de quase R$ 400 milhões, para tentar salvar essa empresa”, enfatizou.

O pepista lembrou que esteve, no último dia 4 com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, e também com o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, e toda sua diretoria, a exemplo do que já fez anteriormente em outras reuniões, inclusive com o presidente Lula, para resolver definitivamente o problema da companhia. “A Celg é a maior empresa do Centro-Oeste brasileiro, é uma empresa importante, é fator de desenvolvimento dos municípios goianos. Por isso, tenho tido o trabalho constante de zelar pelo patrimônio da empresa. Estamos trabalhando com todas as nossas forças”, frisou.

Aniversário
Alcides Rodrigues foi a Rio Verde para acompanhar as comemorações de aniversário de 161 anos da cidade. Ele participou de um almoço, oferecido pelo prefeito Juraci Martins (DEM) e pelo presidente da Câmara Municipal, Elecir Casagrande (PP), no salão de eventos do Sindicato Rural. Em sua rápida visita, o governador destacou a importância do município para o Estado e para o Brasil e fez o anúncio de algumas obras e benefícios para a população local.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, Rio Verde é uma cidade que não é importante apenas para o Sudoeste Goiano ou para o Centro-Oeste brasileiro. Ela é importante para o Estado e para o Brasil. “É uma referência nacional. Primeiro, porque tem uma longa história de luta, de sucesso, de conquistas e glórias. É um importante município que tem quase dois séculos e que conta com um povo empreendedor. Vieram para cá pessoas oriundas de outros Estados e até de outros países para participar deste desenvolvimento”, enalteceu ele.

Alcides destacou que, justamente por isso, o governo do Estado se faz presente na data magna para o município: as comemorações pelos 161 anos de Rio Verde. “Viemos aqui não só para trazer o abraço, mas também estarmos aqui, firmes, presentes no seu desenvolvimento. Neste sentido, já anunciamos importantes obras e benefícios para a cidade”, salientou.

Alcides anunciou, durante discurso, que direcionou para a Subsecretaria Regional de Educação de Rio Verde instrumentos musicais, laboratórios de informática e veículos, entre outros benefícios para o setor. A respeito de uma antiga reivindicação dos moradores da região, o governador firmou o compromisso de continuar em ritmo acelerado a pavimentação asfáltica da GO-333, que liga Rio Verde a Paraúna. “Convido a todos para irem verificar a obra, que está em acelerado ritmo de execução. É um anseio de décadas e décadas e que nós vamos entregar brevemente para o povo de Rio Verde e para o Estado de Goiás”, garantiu.

O governador ainda assinou uma parceria com a prefeitura municipal para a execução de asfalto nos bairros, por meio do “Programa Asfalto nas Cidades”, o Paci, que vai este ano levar 12 milhões de metros quadrados de asfalto aos municípios goianos. Alcides anunciou ainda a construção de quatro colégios “Padrão Século XXI” em Rio Verde. “Já autorizei a execução da construção destas quatro unidades educacionais, além da reforma de colégios no distrito de Ouroana e outros que estão em andamento aqui na cidade de Rio Verde”, relatou.

Também com relação aos distritos, Alcides destacou que, atendendo a diversos pedidos feitos pelo vereador Casagrande, o governo estadual irá construir um ginásio de esportes na Lagoa do Bauzinho. “A prefeitura já comprou o terreno e nós vamos dar início a essa edificação”, adiantou. Por fim, o governador reforçou o compromisso de enviar recursos para que o Hospital do Câncer de Rio Verde possa ser ampliado e melhor equipado para poder atender bem não só a população rio-verdense, bem como toda a região e até mesmo de Estados vizinhos.

Fonte:Tribuna do Planalto