Sagres em OFF
Rubens Salomão

Alckmin escolhe mais duas goianas para equipe de transição de Lula

61 nomes foram anunciados nesta segunda-feira (14), para compor sete grupos de trabalho do gabinete de transição. O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) que coordena os trabalhos até primeiro de janeiro, quando o novo governo toma posse oficialmente. Entre os nomes estão o de duas goianas: Maria Luiza Moura Oliveira (Malu Moura) e Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira, secretária nacional da juventude do PT.

Malu trabalhará no subgrupo de Infância que está inserido na área de Direitos Humanos. Ela já foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O grupo que Malu atuará e os demais montados pela equipe de transição terão a missão de “debater e produzir subsídios para elaboração de relatório final, antes da passagem do cargo de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nádia Garcia participou da elaboração do programa de governo para a juventude de Lula. Ela também é secretária nacional da Juventude do PT. Nádia nasceu em Morrinhos, deu início à sua militância em Goiânia. Ela é formada em Jornalismo pela PUC Goiás.

Nádia ao lado de Lula. Foto: Arquivo pessoal.

Outra goiana

A médica cardiologista Ludhmila Hajjar é outra goiana que fará parte dos grupos de transição. Ela e os médicos Miguel Srougi e Roberto Kalil foram convidados para atuar no GT da área da Saúde. Os três aceitaram os convites, feitos na semana passada, mas não têm informação sobre quando será oficializado. Ludhmila e chegou a ser convidada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para substituir o general (e hoje deputado federal eleito) Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde. A época ela disse que não aceitou por incompatibilidade técnica entre ela e o presidente.

Já escolhida

A tesoureira-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) Ieda Leal (PT), foi outra goiana que até o momento foi escolhida na semana passada para integrar a equipe de transição.

Grupos temáticos

Os grupos temáticos incluem áreas que foram citadas como potenciais novas pastas durante a campanha. Entre diversas qualificações, Malu Moura é psicóloga, integra o Observatório Latino Americano e Caribenho sobre Tráfico de Pessoas e participa do Fórum Goiano pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Objetivo

O vice-presidente eleito definiu nomes para as áreas de Educação, Cidades, Infraestrutura, Esporte, Juventude e Cultura. Os membros da Transição terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e projetos do governo federal.

Cerrado

Geraldo Alckmin informou nesta segunda-feira (14) que a equipe de transição solicitou acesso a relatórios sobre desmatamento no Cerrado e da Amazônia. Alckmin pediu “que os relatórios do Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos dois biomas do período de agosto de 2021 a julho de 2022, sejam enviados para analisar as informações e tomar as medidas necessárias para os planos imediatos.

Jovem Embaixador Demà

Jovens aprendizes conheceram nesta segunda-feira, a sede da Fundesplai, em Barcelona, na Espanha. A instituição realiza trabalho social de formação, educação ambiental e de saúde nas regiões mais vulneráveis da cidade. Na ocasião, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, citou a realização de programas em Goiás, voltados à segurança alimentar.

Data-base

A Comissão do Trabalho e Servidores Públicos da Câmara de Goiânia deve analisar nesta semana, o projeto de lei que concede revisão geral na data-base da remuneração dos servidores públicos municipais.

Proposta

De acordo com a proposta, a revisão geral anual da remuneração dos servidores ativos, inativos, pensionistas e agentes políticos da Prefeitura fixa percentual de 12,34%, a ser pago a partir de 1º de dezembro deste ano. O texto já foi aprovado em primeira votação. Após análise da Comissão do Trabalho, o texto será analisado em votação final no plenário.

Concurso

A Prefeitura de Goiânia deve fazer novo concurso em 2023. Uma área que deve ser contemplada é a de Mobilidade Urbana. É esperada a contratação de novos agentes. Está sendo avaliado o impacto orçamentário para dar seguimento as novas fases do certame.

Protesto

Produtores rurais organizam protesto na Assembleia Legislativa, por conta da proposta de criação de contribuição que visa compor fundo para investimentos em área de infraestrutura. A estimativa de arrecadação é entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão por ano.

Férias

Nas férias de Rubens Salomão, assino a coluna Sagres em Off. O titular deste espaço retorna em 5 de dezembro.

Mais lidas:

Leia também: