(Foto: Rubens Salomão / Sagres ON)
Candidato a presidente pela chapa da chapa OAB pra Você, Alexandre Caiado disse à Rádio Sagres 730 nesta quarta-feira (21) que sua candidatura é a única que não faz parte das “panelas e grupos” existentes na entidade, numa referência aos grupos do atual presidente e candidato à reeleição, Lúcio Flávio, da chapa Pra Frente OAB, e Pedro Paulo Medeiros, da Nova OAB, este último remanescente do grupo OAB Forte.
Alexandre Caiado reconhece que foi membro por seis anos da Comissão de Direitos Humanos e Prerrogativas nas gestões dos presidentes Miguel Cançado e Henrique Tibúrcio, mas diz que não era integrante da cúpula, mas “apenas um soldado”. Ele diz que será o presidente que fará a “defesa da advocacia”.
Para isso pretende diz que defenderá honorário dos advogados, propõe transformar o prédio da Avenida Goiás com a Rua 1, onde funcionam escritórios compartilhados, em biblioteca, alegando que ele hoje está subutilizado: “Aquilo (o prédio) parece uma lan house abandonada”. Por outro lado, quer transformar a atual biblioteca, no centro de serviço ao lado da ESA, em escritório compartilhado.
Alexandre Caiado afirma que foi ele quem ajudou a montar o Núcleo de Defesa das Prerrogativas, que tinha 39 advogados voluntários e um assalariado. Segundo ele, esse núcleo oferecia um trabalho melhor e mais consistente do que faz a atual Procuradoria de Prerrogativas, criada pelo presidente Lúcio Flávio. “Na minha época emitimos 25 notas de desagravo (em defesa de advogados). Não vi nenhuma”, disse.
Leia mais:
Pedro Paulo diz que sua chapa é o novo contra a “chapa da panela” na OAB
Presidente diz que faz “revolução” na OAB e condena proposta “eleitoreira” de adversário
Alexandre Caiado é filho de Antônio Ramos Caiado Neto, irmão de Endeval Caiado, o pai do governador eleito Ronaldo Caiado. Segundo o candidato da OAB pra Você, essa relação de parentesco — Alexandre e Ronaldo são primos — não vai interferir na independência política da ordem caso ele se eleja presidente. “O prestígio político vai ser usado em favor da OAB, não em benefício próprio, como já aconteceu no passado”, disse numa referência ao então presidente, Henrique Tibúrcio, que renunciou ao cargo para ser secretário do governo de Marconi Perillo.
Alexandre foi o último entrevistado pela Rádio Sagres na série com os candidatos na OAB. Pedro Paulo foi entrevistado na segunda-feira (19) e o presidente Lúcio Flávio, na terça (20). Na segunda-feira (26) a Rádio Sagres fará um debate entre os três candidatos.
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/533367873&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}