A comoção pela morte do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), atravessou às fronteiras de Goiás. Diversas lideranças a nível nacional, não apenas no campo político, mas também no esportivo se manifestaram após o falecimento do prefeito licenciado da capital. Aliados do emedebista que estiveram no velório do político no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia e na Cidade Administrativa em Aparecida, avaliaram que a política nacional perde com a ausência de Maguito Vilela, pela projeção nacional obtida pelo ex-governador e pelo estilo conciliador do político, fator que poderia colaborar para a gestão em Goiânia.
Nesta quarta-feira (13), vários nomes da política nacional manifestaram pesar pela morte de Maguito Vilela. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), decretou luto oficial de três dias na Casa e destacou a experiência do goiano. “Dia triste pela partida precoce do amigo Maguito Vilela. Um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer”, relatou. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), também lamentou a morte do prefeito de Goiânia. “Foram 45 anos de vida pública. Um grande brasileiro. Uma grande perda”, disse.
Outros nomes da política nacional que lamentaram a morte de Maguito foram: Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), alguns senadores, entre eles o ex-presidente da República, Fernando Collor (PROS). O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) mandou uma coroa de flores para o velório de Maguito.
Em entrevista à Sagres, a vereadora de Aparecida e ex-secretária de captação de recursos, Valéria Pettersen, destacou que a projeção nacional de Maguito e o perfil conciliador dele colaborou para o desenvolvimento de uma série de ações na cidade. “Ele era um político que não tinha guerra com governador, não tinha guerra com a câmara Municipal, não tinha guerra com o governo federal, tinha portas abertas em todos os lugares”, declarou a vereadora.
Esporte
Nomes expressivos do Esporte a nível nacional também se manifestaram a respeito da morte da Maguito Vilela. “Hoje perdi uma pessoa querida. Não costumo ter amigos políticos, mas Maguito era uma exceção”, destacou o narrador Galvão Bueno. Outra figura de renome nacional, o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, também se manifestou e lamentou a morte de Maguito Vilela, a quem chamou de amigo. “Vejo com muito desleixo dos governantes saber quem é que vai vacinar e as pessoas morrendo. Maguito que Deus te receba”, afirmou Luxemburgo.
Adiamento
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) adiou a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. A autoconvocação que seria realizada nesta quinta-feira, 14, foi transferida para a próxima segunda-feira, dia 18, às 15 horas. A mudança de data no calendário de sessões extras foi tomada pelo presidente, deputado Lissauer Vieira (PSB), após o falecimento do prefeito Maguito Vilela e a decretação de luto oficial na Casa, por três dias.
Casa Civil
O ex-prefeito de Goianésia Renato de Castro (MDB) deve assumir a Secretaria da Casa Civil. Como informado pela coluna na semana passada, Castro aguardava conversa com o governador Ronaldo Caiado sobre o assunto. O cargo atualmente é ocupado por Alan Tavares que era superintendente da pasta e assumiu a função após o Anderson Máximo deixar a gestão para tentar disputar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Goiás.
O sexto
Mais um ex-vereador derrotado nas eleições 2020 foi acomodado em cargos na Prefeitura de Goiânia. Desta vez foi Zander Fábio (Patriota), na condição de secretário Executivo da Secretaria Municipal de Esporte que é comandado por outro ex-parlamentar que não teve êxito no pleito do ano passado, Álvaro da Universo (Patriota)).
Zander é o sexto ex-vereador da legislatura passada que não conseguiu se reeleger já nomeado na Prefeitura de Goiânia. Os outros ex-vereadores são: Gustavo Cruvinel (MDB) na presidência do Procon Goiânia; Tatiana Lemos (PC do B) é a titular da Secretaria da Mulher; Felisberto Tavares (Podemos) foi nomeado como secretário extraordinário para Assuntos Comunitários e Tiãozinho Porto (MDB), empossado secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa.