Sagres em OFF
Rubens Salomão

Aliados avaliam que projeção nacional de Maguito ajudaria gestão em Goiânia

A comoção pela morte do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), atravessou às fronteiras de Goiás. Diversas lideranças a nível nacional, não apenas no campo político, mas também no esportivo se manifestaram após o falecimento do prefeito licenciado da capital. Aliados do emedebista que estiveram no velório do político no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia e na Cidade Administrativa em Aparecida, avaliaram que a política nacional perde com a ausência de Maguito Vilela, pela projeção nacional obtida pelo ex-governador e pelo estilo conciliador do político, fator que poderia colaborar para a gestão em Goiânia.

Nesta quarta-feira (13), vários nomes da política nacional manifestaram pesar pela morte de Maguito Vilela.  O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), decretou luto oficial de três dias na Casa e destacou a experiência do goiano. “Dia triste pela partida precoce do amigo Maguito Vilela. Um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer”, relatou. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), também lamentou a morte do prefeito de Goiânia. “Foram 45 anos de vida pública. Um grande brasileiro. Uma grande perda”, disse.

Outros nomes da política nacional que lamentaram a morte de Maguito foram: Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), alguns senadores, entre eles o ex-presidente da República, Fernando Collor (PROS). O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) mandou uma coroa de flores para o velório de Maguito.

Em entrevista à Sagres, a vereadora de Aparecida e ex-secretária de captação de recursos, Valéria Pettersen, destacou que a projeção nacional de Maguito e o perfil conciliador dele colaborou para o desenvolvimento de uma série de ações na cidade. “Ele era um político que não tinha guerra com governador, não tinha guerra com a câmara Municipal, não tinha guerra com o governo federal, tinha portas abertas em todos os lugares”, declarou a vereadora.

Esporte

Nomes expressivos do Esporte a nível nacional também se manifestaram a respeito da morte da Maguito Vilela. “Hoje perdi uma pessoa querida. Não costumo ter amigos políticos, mas Maguito era uma exceção”, destacou o narrador Galvão Bueno. Outra figura de renome nacional, o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, também se manifestou e lamentou a morte de Maguito Vilela, a quem chamou de amigo. “Vejo com muito desleixo dos governantes saber quem é que vai vacinar e as pessoas morrendo. Maguito que Deus te receba”, afirmou Luxemburgo.

Adiamento

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) adiou a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. A autoconvocação que seria realizada nesta quinta-feira, 14, foi transferida para a próxima segunda-feira, dia 18, às 15 horas. A mudança de data no calendário de sessões extras foi tomada pelo presidente, deputado Lissauer Vieira (PSB), após o falecimento do prefeito Maguito Vilela e a decretação de luto oficial na Casa, por três dias.

Casa Civil

O ex-prefeito de Goianésia Renato de Castro (MDB) deve assumir a Secretaria da Casa Civil. Como informado pela coluna na semana passada, Castro aguardava conversa com o governador Ronaldo Caiado sobre o assunto. O cargo atualmente é ocupado por Alan Tavares que era superintendente da pasta e assumiu a função após o Anderson Máximo deixar a gestão para tentar disputar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Goiás.

O sexto

Mais um ex-vereador derrotado nas eleições 2020 foi acomodado em cargos na Prefeitura de Goiânia. Desta vez foi Zander Fábio (Patriota), na condição de secretário Executivo da Secretaria Municipal de Esporte que é comandado por outro ex-parlamentar que não teve êxito no pleito do ano passado, Álvaro da Universo (Patriota)).

Zander é o sexto ex-vereador da legislatura passada que não conseguiu se reeleger já nomeado na Prefeitura de Goiânia. Os outros ex-vereadores são: Gustavo Cruvinel (MDB) na presidência do Procon Goiânia; Tatiana Lemos (PC do B) é a titular da Secretaria da Mulher; Felisberto Tavares (Podemos) foi nomeado como secretário extraordinário para Assuntos Comunitários e Tiãozinho Porto (MDB), empossado secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.