Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (23), a diretoria do Vila Nova Futebol Clube anunciou que Allan Aal não é mais o técnico do clube. Na nota os dirigentes não justificaram os motivos da saída do treinador, que tinha renovado contrato recentemente.
Leia também: Allan Aal não é mais técnico do Vila Nova
Acho que a perda do título da Copa Verde pesou decisivamente para a saída do técnico. A derrota para o Paysandu se tornou dramática pela forma que ocorreu. O Vila estava com a mão na taça até aos 49 minutos do segundo tempo. Alex Silva fez uma falta desnecessária. O Goleiro Tony tentou adivinhar o canto na batida de João Vieira. No lance o time paraense empatou o jogo. A decisão da taça foi para os pênaltis. Sousa e Tavares erraram as cobranças.
O Vila perdeu o título, vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem e muito dinheiro. Isso causou revolta. Fez estrago! Após o jogo, o presidente Hugo Jorge Bravo fez declarações fortes. Utilizou até palavrões que causaram desconforto, inclusive para o técnico Allan Aal.
Independente dos motivos da saída, acho que o Allan fez um grande trabalho. Deveria continuar. Assumiu o cargo com o Vila Nova na lanterna da série B. com o tempo, conseguiu elevar a moral do grupo, recuperou tecnicamente alguns jogadores. Montou um time confiável. Chegou a colocar o Vila Nova na liderança do returno do Brasileiro. Terminou em 5º lugar com 33 pontos em 19 jogos com 8 vitórias, 9 empates e apenas 2 derrotas. Aproveitamento de 57,89%. No geral ficou na 13ª com 47 pontos. Aproveitamento de 41,23%.
Na Copa Verde, já sem alguns jogadores titulares que deixaram o clube, conquistou o vice-campeonato invicto com 2 vitórias e 4 empates.
Se eu fosse dirigente do Vila daria sequência ao trabalho do técnico Allan Aal. Primeiro, porque o trabalho dele foi bom. Dirigiu o time colorado em 28 partidas com 10 vitórias, 15 empates e apenas 3 derrotas. Teve um aproveitamento de 53,57%. Segundo, porque o treinador já tinha renovado o contrato.
Acho que faltou resiliência para digerir a perda da Copa Verde. É uma pena. O Vila Nova estava em boas mãos. Allan Aal deu jeito no Vila Nova e poderia ser fundamental para levar o clube primeira vez a série A no ano que vem.