Neste remake da novela Pantanal, um personagem que ganhou espaço e destaque foi o violeiro e chalaneiro sábio, Eugênio. Ele leva e traz os personagens da novela, ouvindo suas dores, aconselhando e fazendo um bom som na sua viola cantadora. Às vésperas do encerramento da novela Pantanal, tive a honra de receber a pessoa que inspirou o personagem e ao mesmo tempo o interpretou.

Almir Sater talvez seja o maior violeiro em atividade no Brasil. Canções como Chalana, Boiada e Tocando em frente são alguns dos sucessos deste artista, que volta a Goiânia para um show dia 8 de outubro.

Almir Sater conta que sempre gostou de música e que a sensação de criar músicas foi uma quebra de paradigma na sua vida. As parcerias com outros artistas também marcam a carreira de Almir.

A relação entre Almir Sater e Goiânia é antiga. A capital foi a primeira cidade em que o violeiro encheu um teatro. Os frutos goianos também chegaram ao coração, e hoje Almir é casado há 33 anos com a goianiense Ana Paula. 

Como se não bastasse cantar e compor, Almir Sater também é ator. O artista lembra que sua atuação na primeira versão da novela Pantanal ajudou a alavancar sua carreira como violeiro. Agora, nesta nova versão da novela, Almir Sater teve a oportunidade de voltar às telas. Com mais experiência e com as mudanças narrativas entre as duas versões, Almir se adaptou ao novo personagem de forma que o resultado tem sido mais um sucesso na carreira como ator.

Para o violeiro, não existe fórmula para se fazer música. Almir Sater usa do seu tempo, dos parceiros de música e da liberdade para tocar e compor sem restrições. Com um novo disco prestes a ser lançado, Almir Sater vai apresentar novas canções próprias em parceria com outros artistas.

O melhor de tudo isso é que Almir Sater pode apresentar composições novas no show que fará aqui em Goiânia dia 8 de outubro. Estamos na torcida para conferir essas novidades do repertório. O show que será apresentado vinha rodando o Brasil e foi interrompido pela pandemia, mas agora está de volta, para nosso deleite.

A canção mais famosa de Almir Sater é “Tocando em frente”, em parceria com Renato Teixeira. Fruto de um encontro casual entre os dois artistas, de início não foi levada muito a sério, até que, por um pedido de Maria Bethânia para gravar, a música virou um sucesso que permanece até os dias de hoje.

A novela Pantanal termina no próximo dia 7 e ele lembra com satisfação do clima de gravações, dos vínculos criados com a equipe de produção e com os demais atores e garante: vai deixar saudade.

No dia 08, um dia após o encerramento da novela, Almir Sater faz um show de celebração do sucesso em Pantanal aqui em Goiânia, no Centro de Convenções da PUC Goiás. Ingressos na plataforma Sympla.

A conversa com Almir Sater está bem divertida, e é um aquecimento para o dia do show.

O programa está alinhado com o ODS 3, Saúde e Bem Estar, música boa, é remédio para alma.

Minutagem

Quem é Almir Sater, por Almir Sater.

A forte ligação entre Almir Sater e Goiânia.

O papel da televisão na carreira de Almir Sater

Como é o processo de composição das músicas de Almir Sater?

Bastidores das gravações da novela Pantanal

O dia que Almir Sater “matou” o Zé Trovão

A história da canção “Tocando em frente”Histórias da música “Sete sinais” e curiosidades do novo disco