Aprender é rotina que já fez ou deveria fazer parte do dia a dia de todo estudante ao longo da vida. E, claro, sempre contando com o apoio deles, os professores e professoras. Mas será que você se lembra de quem lhe deu aula pela primeira vez?

Assista à reportagem a seguir:

A cabeleireira Maria de Fátima não esquece. ”É a Maria Letícia, ela está bem velhinha, é uma ótima pessoa”, recorda.

O lavrador Elviro Gomes também faz questão de lembrar de professores que marcaram a infância e a adolescência, entre os 10 e 14 anos. ”Lembro-me do padre que era conhecido como Padre Uchôa, ele era baixinho e muito bom professor. Lembro também do Mestre José”, conta.

O lavrador Elviro lembra dos professores na infância (Foto: Sagres TV)

O empreendedor Semi Elaouar lembra com carinho da primeira professora de português, nos tempos de segunda e quarta séries. ”Minha primeira professora chamava-se Cecília”, relata.

Professores e professoras marcam tanto a vida de uma pessoa que praticamente passam a fazer parte da família. São tão próximos que, em muitos casos, são chamados de ‘tio’ ou ‘tia’ pelos pequenos. É assim na escola da Aurélia Ferreira, professora de Educação Física da pequena Alice, de 2 anos.

”Sou responsável pela capacidade motora e desenvolvimento motor dessas crianças. Não apenas isso, mas a gente olha também o que ela sente, o que ela vive. Às vezes a criança chega triste, a gente pergunta o que é, e ela diz que está com saudade da mãe. A criança tem de se sentir amada, que está sendo bem cuidada”, conta a professora Aurélia.

Nas aulas de música, percepção e ritmo são fundamentais. É nessa hora que a Alice arrasa no xilofone, sempre sob a supervisão da pedagoga, ou melhor, ‘tia Alessandra’ Barbosa.

”Decidi ser professora porque eu amo criança. Ser professora é tudo para mim. É o que eu escolhi para a minha vida, é o que eu gosto. Enquanto eu estiver aqui, é o que eu gosto de fazer, é a minha profissão”, diz a pedagoga.

A Aline Castro, mãe da Alice, sabe da importância da professora no dia a dia da filha. ”É fundamental, ela é uma extensão da casa em relação à educação, a cuidado, a desenvolvimento. A Alice passa meio período aqui na escola, então a professora faz todo o papel da família aqui”, conta.

A pequena Alice com a professora Alessandra (Foto: Sagres TV)

Além dos conteúdos

A psicóloga escolar Maria Júlia de Oliveira sabe bem como a relação entre educador e aluno vai muito além do afeto e atenção em sala de aula.

”Acredito que todos temos uma lembrança de uma professora que marcou a nossa vida. Não necessariamente uma professora que era boazinha, que pegava no colo, mas uma professora que ensinava além de conteúdos, coisas para a vida sobre sentimentos, lugares, espaços que a gente consegue ocupar. Professores e professoras conseguem fazer isso muito bem”, avalia.

Maria Júlia de Oliveira, psicóloga (Foto: Sagres TV)

Estudante do ensino fundamental, a Yasmin adora a professora Marcilene Albernaz e diz que a tem como principal figura inspiradora para o futuro. A admiração é tão grande que é comum presentear a docente com cartinhas de agradecimento. Gestos que fazem a educadora ter a certeza de que escolheu a profissão certa, há 14 anos.

”Eu sinto sim que ela [Marcilene] faz parte da minha família, ela sempre está perto de mim e minha aula preferida é a dela. Eu queria que ela ficasse o dia inteiro comigo”, diz Yasmin.

Profissão que inspira

Marcilene conta que também tem os professores como inspiração para exercer a profissão, principalmente a de literatura no ensino médio. ”Magali o nome dela. Ela me despertou principalmente para a área de linguagem. Sou professora e atuo no meu bairro, então eu encontro muito essas pessoas. Encontro os filhos dos filhos, primos”, conta Marcilene.

Foto: Sagres TV

”O professor ajuda a criança a crescer. Dá conselhos, ajuda muito. Tudo que ela aprende na sala de aula reflete na vida dela, vai refletir lá na frente também”, diz a mãe da Yasmin, Alessandra Maria Dias.

”Quando eu falo que eles são luz, eu brilho de volta, por isso que sou muito apaixonada por eles, por estar com eles, por ter esse troca. Para um alfabetizador é emocionante ver uma criança ler. A sensação é que ganhei o maior presente do mundo naquele momento”, relata Marcilene.

Momentos que provam que o papel de professores e professoras vai muito além de ensinar. Muitas vezes deixam o próprio lar e a própria família de lado para se dedicar apenas aos alunos e estender-lhes as mãos para ensinar mais e mais sobre o mundo lá fora. Incentivo e apoio que nos acompanha a cada etapa da vida.

Alessandra, mãe da Yasmin, aluna da professora Marcilene (Foto: Sagres TV)

Leia mais: