A tarde desta quarta-feira (6) marca o início dos Jogos Estudantis de Goiás com a participação de alunos das escolas públicas e privadas do estado. As atividades acontecem no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi e no SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia sem a presença de público. O evento terá competidores entre 12 a 17 anos divididos em duas categorias: Infanto e Juvenil.

Os jogos serão divididos em 17 modalidades entre olímpicas e paralímpicas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Parataekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Na Categoria Infanto estão os estudantes de 12 a 14 anos, que competem até o dia 14 de outubro. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, cerca de 2 mil alunos vão competir nos jogos. Por outro lado, a categoria juvenil, entre 15 e 17 anos, adotou outra forma de competição.

O Juvenil será dividido em fases, sendo a primeira intermunicipal que acontece entre os dia 5 e 7 de novembro. Em seguida a regional, entre 12 e 14 de novembro, e por fim, a estadual, que se será realizada nos dias 8 e 14 de dezembro.

Os Jogos Estudantis de Goiás são promovidos pela Secretaria Estadual de Educação, a Seduc.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.