Estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Padre Pelágio, localizado no município de Goianira, participaram de uma importante descoberta para a ciência mundial.

Liderados pelo professor Jefferson Lorençoni, os alunos, componentes da equipe Delta, participaram da campanha internacional de Caça aos Asteroides do programa IASC (International Astronomical Search Colaboration), da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), e identificaram três novos asteroides: DEL0010, DEL4321 e DEL1224.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quarta-feira (30), o professor Jefferson Lorençoni, e a estudante Ana Carolyne Pires, compartilharam essa experiência.

O professor relata que a ideia de inscrever o colégio veio a partir da ementa da matéria de Física aplicada nos ensinos médio e fundamental. Lorençoni afirma ser necessária a prática de atividades desenvolvidas em sala de aula, mas garante que não foi fácil a identificação dos asteroides.

“Existem muitas imagens em si, que ficam se movimentando, que não se tratam de um asteroide, trata-se de um corpo qualquer, que não tem nenhuma significância. Para eles conseguirem distinguir de um verdadeiro para um falso, eles têm que usar toda teoria que eles tiveram em sala de aula”, afirma o professor.

A aluna do 1º ano do ensino médio Ana Carolyne Pires diz que a experiência foi um de seus sonhos sendo realizado. “Foi um grande sonho realizado, desde criança eu sonhava muito em ser uma astronauta. Eu gosto muito de Física de Matemática, então foi uma coisa que me ajudou tanto academicamente como na minha vida pessoal, porque geralmente a gente não tem oportunidades assim e essa foi uma oportunidade que realmente vai fazer uma diferença na nossa vida”, pontua.

O programa utilizado para o desenvolvimento foi o software Astrometrica – Áustria, que permite a visualização e comparação de imagens astronômicas com o propósito de descoberta de objetos em movimento. Ao todo 30 fotos foram enviadas. Leituras eram feitas como base as imagens emitidas pelo telescópio Hubble.

O objetivo da caça era procurar e catalogar possíveis asteroides, produzindo assim um relatório final de suas descobertas para a avaliação do IASC. Após três dias tinha-se a resposta do projeto enviado.

Os asteroides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles. Seu diâmetro pode alcançar centenas de quilômetros, mas também pode ser de alguns poucos metros. Não costumam ter uma forma definida, apresentando as mais diversas aparências.

A campanha contou com a participação de 75 times, dentre eles 15 times brasileiros. Os corpos rochosos identificados receberam as iniciais DEL, em homenagem à equipe, e serão agora acompanhados pela equipe da Nasa. Além disso, seus nomes integram o Hall da Fama do IASC e estampam certificados de reconhecimento pela contribuição na localização de objetos próximos ao planeta Terra, emitido pela Agência Aeroespacial Norte-Americana.

Confira a entrevista na íntegra no Sagres em Tom Maior #109

Fonte: Sagres Online