A secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, considerou o acordo fechado com o governo estadual para o pagamento das dívidas dos estados muito positivo. A declaração foi dada em entrevista à Rádio 730, na manhã desta terça-feira (21).

De acordo com ela, os termos foram fechados após uma longa negociação no decorrer desta segunda-feira (20). “Definiu-se pelo desconto de 100% das prestações até o final deste ano. Depois esse desconto vai decrescendo ao longo dos meses até concluir em 24 meses. Em julho de 2018 a gente volta a situação atual com o pagamento integral. Também houve o alongamento das dívidas. Foi um acordo muito positivo para os Estados,” detalha.

Ouça a entrevista completa de Ana Carla Abrão: {mp3}Podcasts/2016/junho/21/ANA_CARLA__21_06{/mp3}

Ana Carla diz que com o acordo somente em 2016, o Estado de Goiás vai deixar de gastar R$ 1 bilhão. As dívidas negociadas foram contraídas pelas unidades federativas na década de 90.

Para a secretária, o acordo pode fazer com que a economia do País volte a se movimentar e crescer, caso os estados tenham responsabilidade na conduta fiscal.

Segundo ela, o acordo era a peça chave para que o governo goiano tivesse condição de chegar à meta estabelecida para este ano, que é de ter as contas equilibradas no final de dezembro.