Anápolis retoma nesta sexta-feira (30) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A retomada só é possível graças a chegada da nova remessa de vacinas da Astrazeneca, enviada pelos governos federal e estadual.

A vacinação no município havia sido suspensa depois que a Prefeitura Municipal zerou o estoque de vacinas na quarta-feira (28), e manteve apenas a aplicação em servidores da saúde e da segurança pública. A aplicação de segunda dose permanece suspensa até a chegada de mais unidades da Coronavac por meio do Ministério da Saúde.

De acordo com a Prefeitura de Anápolis, a expectativa é de zerar a fila de cadastrados nessa faixa etária. Para isso, os pontos fixos de imunização irão funcionar das 8h da manhã às 17h.

A vacinação acontece em pontos exclusivos para pedestres, que funcionam no ginásio da UniEvangélica, no Banco de Leite e na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth; e em sistema drive-thru na CMTT, Ginásio Internacional Newton de Faria e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty.

A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida, segundo a Prefeitura, tem o objetivo de garantir a organização das filas.

Também estará disponível nesta sexta, a vacina da AstraZeneca para profissionais da saúde (1ª e 2ª dose) e da segurança pública (1ª dose), com idade acima de 20 anos, organizados pelas instituições de classe.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que teve a doença deve aguardar no mínimo 30 dias para receber a vacina e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, em tratamento oncológico ou hemodiálise, precisam ter autorização médica para tomar a dose.