A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia nessa terça-feira (17) uma grande operação de fiscalização de combate à pirataria de equipamentos de telecomunicações, em 11 estados. No primeiro dia, as ações resultaram em mais de 23 mil produtos irregulares lacrados ou apreendidos.

Mais de 23 mil produtos irregulares foram lacrados ou apreendidos (Foto: Divulgação Anatel)

A Anatel tomou a decisão de fiscalizar as empresas com base em denúncias recebidas de associações e fabricantes de produtos sobre a comercialização de equipamentos não certificados. A operação reúne 55 fiscais, divididos em 20 equipes. Os alvos são distribuidoras e empresas do setor.

Os fiscais estão atuando nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

Segundo a Anatel por meio da assessoria, em Goiás a fiscalização foi realizada em uma empresa na cidade de Goiânia e não foram encontrados produtos irregulares.

“A operação realizada é a consagração de um grande esforço que a fiscalização da Anatel vem fazendo dentro do Plano de Ação de Combate à Pirataria, para averiguar de forma bem detalhada as denúncias que recebemos e agir de forma conjunta com outros órgãos da Administração como a Polícia Federal, que participou ativamente em parte das ações de hoje”, afrimou o superintendente de Fiscalização da Anatel, Igor de Moura.

Com informações da Agência Brasil