Cartilha de orientação tem objetivo conter a contaminação e propagação do coronavírus (Foto: Divulgação Emater)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) elaboraram e divulgaram uma cartilha com recomendações gerais para o período de colheita. O documento com reúne 35 orientações para transporte e alojamento dos trabalhadores envolvidos na colheita.

Entre as orientações estão procedimentos básicos, como lavar as mãos com água corrente e sabão líquido, orientações em relação ao uso de equipamentos de proteção individual e outras medidas mais específicas ligadas à atividade.

Outra orientação é ampliar o período de colheita, quando possível, separar os colhedores por carreiras, fazer revezamento de turnos no transporte dos trabalhadores do campo. Além disso, ressalta que, por se tratar de recomendações, não impõe regras e apenas consolida diretrizes já estabelecidas.

Segundo os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do material, as orientações são importantes avaliando que o novo coronavírus pode persistir por horas ou dias, a depender da superfície, temperatura e umidade do ambiente.

Por fim, o novo documento destaca, ainda, que todas as atividades devem considerar rigorosamente as diretrizes de segurança mínima estabelecidas para conter o avanço da Covid-19 apresentadas pelo Ministério da Saúde, bem como as prescrições previstas no Regulamento Sanitário Internacional anexo ao Decreto 10.212/2020, definidos na 58ª Assembleia Mundial de Saúde.

Colheita

Neste período do outono, segundo o calendário da Conab, é o período de colheita de algodão, arroz, feijão (em algumas regiões logo já começa a 2º safra), milho (1º safra), soja, entre outras.

A possibilidade de realizar colheita de diferentes produtos durante todo o ano nas diferentes regiões, faz com que o calendário agrícola do Brasil seja o mais dinâmico do mundo, e faz com que o campo seja um dos maiores empregadores de mão de obra do país.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença