Como uma Federação lida com a queda de um grande representante? Sem dúvida seria um baque enorme, algo que não se pode mensurar o prejuízo. E como seria para a FGF se o Vila fosse rebaixado? Quem responde essa questão é o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, que em entrevista a RÁDIO 730, responde se a FGF teme o rebaixamento de um clube de massa e de tradição como o Tigre.
“É lógico que qualquer Federação temeria o rebaixamento do Vila Nova, nós só não podemos deixar isso como um ponto fundamental porque a Federação tem que ser indiferente se vai rebaixar o CRAC, Rio Verde ou o Vila. Não deixa de ser um prejuízo grande, principalmente pensando no fortalecimento do Vila Nova, pensando que ele possa fazer uma boa campanha na Série C e quem sabe retornar à Série B”
Esse rebaixamento não é mais algo impossível: se o Vila perder para o CRAC no domingo, inicia a última rodada como rebaixado ao lado do Itumbiara. Até por isso, para tomar um cuidado maior com o patrimônio e com os jogadores, a partida entre Vila e Rio Verde será no Serra Dourada. André Pitta revela que a intenção de mudar o local foi da FGF e que o Vila entende que é o melhor a fazer, até mesmo por questão de segurança.
“É um jogo que, todos nós sabemos, pode definir um rebaixamento ou até mesmo uma classificação, em virtude do cenário equilibrado que se encontra, mas principalmente na questão do rebaixamento. As questões de segurança e logística para realizar esse jogo no Onésio é bem mais complicado que no Serra Dourada, por isso que nós entendemos ser melhor não só para o Vila Nova como para o Rio Verde, para a imprensa também”
E se no dia 21 de abril, data da última rodada, o Vila Nova for mesmo rebaixado para a Divisão de Acesso? Para explicar a questão inicial, André Pitta explica que um rebaixamento, principalmente no Estadual, fere muito o orgulho e se tem a facilidade de mudar um projeto, mudar a realidade e que o Vila poderia sofrer ainda mais na Série C. Em poucas palavras, para o presidente da Federação, um rebaixamento no Goiano poderia decretar um rebaixamento no Brasileiro.
“Todos nós sabemos que um rebaixamento num campeonato desse comprometerá, efetivamente, a campanha e o trabalho que vai ser realizado nessa Série C. Isso nos deixa com uma preocupação até maior do Vila ter uma dificuldade na Série C até de disputar o rebaixamento. Você sabe o tamanho que é o golpe de um rebaixamento, principalmente num Estadual, e que muita coisa aconteceria para uma Série C que já bate a porta logo em seguida ao Goiano”