A partir do próximo dia 22 de outubro, os clientes residenciais da Enel Distribuição Goiás vão pagar 4,82% a mais na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (18), o reajuste tarifário da Enel e, assim, 86% de todos os consumidores passarão a pagar R$ 0,671/kWh. O valor antigo era de R$ 0,637/kWh.

O processo de reajuste iniciou com percentual de 20,07%, mas algumas ações proporcionaram uma devolução de valores tributários na conta. Apenas o crédito do PIS e COFINS foi responsável por uma redução de quase 9% em relação ao percentual inicialmente previsto. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e comércios de grande porte, o reajuste médio será de 10,84%.

Entre os fatores que impactam no reajuste da tarifa, está o aumento de encargos setoriais, a alta da inflação (IPCA), o aumento dos custos com aquisição de energia produzida pelos geradores, além do custo com o transporte dessa energia até a distribuidora.

Feirão de Negociação

Para que os clientes possam regulariz a situação com a Enel antes que o reajuste tenha impacto na conta, a distribuidora inicia, nesta quarta-feira (19), um Feirão de Negociação. A ação presencial será realizada no estacionamento do Centro Popular de Abastecimento e Lazer (Cepal) do Jardim América, em Goiânia, das 9h às 16h, até sábado (22). O evento deve oferecer condições especiais para clientes inadimplentes, além de troca de lâmpadas e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Exclusivamente no Feirão de Negociação, o cliente poderá parcelar em até 12 vezes (1+11) os débitos de faturas vencidas há mais de 61 dias, com uma entrada mínima de 10% do valor da dívida, sem taxa de financiamento e sujeito à aprovação. Essa condição especial pode ser realizada no aplicativo da Enel Goiás, no site, Call Center (0800 062 0196) – e em todos os pontos de atendimento da empresa no Estado, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de cada unidade – lista completa no site https://www.eneldistribuicao.com.br/go/lojas.aspx.

Leia mais: