Além do tradicional desfile cívico militar, que acontece todos os anos na Avenida 24 de outubro, no Setor Campinas, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), preparou uma programação especial para comemorar os 81 anos da capital goiana. O desfile, coordenado pela Secult Goiânia, reunirá militares do Exército, batalhões especiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; estudantes de três escolas municipais e nove colégios estaduais; Guarda Civil Metropolitana e a Banda Marcial de Goiânia.

Depois, as atividades culturais continuam. Elas serão concentradas, principalmente, no bairro que deu origem a Goiânia. No Parque Municipal Campininha das Flores – José Mulser – haverá brinquedos para as crianças e distribuição de mudas de árvores de espécies nativas do Cerrado durante toda a tarde. Uma exposição com fotografias que marcam a evolução da capital, registros do fotógrafo Hélio Costa, um dos pioneiros da nova cidade, poderá ser vista nas Bibliotecas Municipais Cora Coralina e Marietta Telles, das 8h às 18h.

Às 19 horas, Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia apresentam, em parceria com a Banda Marcial de Goiânia, o último concerto da série em homenagem ao aniversário da capital, no Parque Campininha das Flores. Sob a regência do maestro Joaquim Jayme, o repertório da apresentação inclui a abertura Cavalaria Ligeira, de Franz Von Suppé, compositor e regente nascido na região da Dalmácia, que escreveu as mais populares operetas do século XIX. A peça escolhida para integrar o programa foi sua mais famosa obra, estreada em 1866, vívida e enérgica, trazendo o cenário de batalha. De Puccini será executada a ópera Turandot, composta em 1926. A Invocação em defesa da Pátria, de Heitor Villa-Lobos; La Traviata, de Giuseppe Verdi; A Dama das Camélias, de Violetta Valery; As Danças Polovetsianas, do russo Alexander Borodin; Gonzaguinha, do arranjador e pianista gaúcho Cyro Marin Pereira; o Libertango, de Astor Piazzolla; e O Guarany, de Antônio Carlos Gomes, também prometem abrilhantar a noite.