A Seleção Brasileira masculina de vôlei teve sua melhor atuação nas Olimpíadas 2016 na noite desta sexta-feira, em confronto das semifinais. Com uma partida perfeita, os brasileiros venceram, com facilidade, a Rússia por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/17, e confirmaram presença na decisão, contra a Itália, às 13h15 de domingo. Os russos irão duelar com os Estados Unidos, a partir das 11h, pela medalha de bronze.
Mais das Olimpíadas:
Acompanhe tudo das Olimpíadas Rio-2016 em TEMPO REAL!
O raio é tri! Com equipe da Jamaica, Usain Bolt vence revezamento e conquista terceiro tricampeonato olímpico
Brasil fica sem medalhas no hipismo; ouro vai para Grã-Bretanha
Seleção brasileira feminina é derrotada pelo Canadá e fica sem medalha no futebol
Força e categoria: Alison e Bruno Schmidt vencem italianos e conquistam o ouro no vôlei de praia
O triunfo teve um sabor especial para os brasileiros: gosto de revanche, já que os russos venceram a final olímpica em Londres-2012 por 3 sets a 2, de virada, e levaram o ouro naquela edição. O Brasil vai disputar a final do vôlei masculino pela quarta vez consecutiva, algo histórico no esporte.
Mesmo sem estar 100% fisicamente, Lucarelli e Lipe foram os grandes nomes do triunfo brasileiro. Foram impecáveis nos ataques, mostrando inteligência para vencer os grandalhões russos nos bloqueios. Além disso, Wallace foi monstruoso na parte ofensiva. Não houve chances para os europeus no set 1: 25/21.
A segunda parcial foi equilibrada até o placar indicar 19/18 para os brasileiros. A partir daí, os ataques potentes de Lucão, Lucarelli e Maurício Souza, combinados com o nervosismo russo, decidiram o set: 25/20.
O equilíbrio no terceiro set durou menos tempo ainda: apenas até o 10/10. Depois disso, os brasileiros, com saques bem encaixados, foram minando a confiança dos europeus, que mostravam ansiedade para tentar ganhar o set. E contra a seleção de Bernardinho não se pode cometer erros assim. O Brasil trocou pontos para ganhar, com tranquilidade, por 25/17.