Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O ano de 2020 começará com novidades. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), no dia 1º de janeiro estará disponível na Play Store e App Store o aplicativo “ANP no Posto”. Uma ferramenta desenvolvida pela agência que mostrará o preço e a qualidade dos combustíveis oferecidos nos postos.
Goiás será o primeiro estado brasileiro a ter a disponibilidade do uso do mecanismo. A Secretaria de Fazenda de Goiás será a responsável por disponibilizar os dados que alimentarão o aplicativo, que será lançado em fase experimental.
A iniciativa tem o objetivo de dar mais transparência aos preços e qualidade do combustível oferecido no mercado, permitindo que o consumidor tenha maior poder de escolha na hora de abastecer.
Por lei, os preços dos combustíveis são livres, mas quando a ANP recebe denúncias de preços abusivos ou indícios de cartel, estudos de concentração econômica e ações de campo são feitas para constatar se os preços são realmente abusivos. Se o resultado da denúncia for positivo, a ANP atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores.