No momento que ele foi anunciado como reforço, no fim do mês de Maio, a torcida do Atlético quase teve a certeza que o time lutaria pelo acesso. Só que o ano de 2013 foi cruel com Anselmo, que de ídolo nas duas primeiras passagens pelo clube, em 2006 e 2010, se tornou alvo da ira do torcedor que via o time se afundar na zona do rebaixamento. Anselmo e o Atlético se recuperaram a tempo e asseguraram a permanência na Série B. Já a permanência do jogador não está garantida.

“Tem muitas pessoas me procurando, estou feliz de saber que meu trabalho tem sido reconhecido mesmo tendo a consciência que não foi um dos meus melhores anos. Na verdade, foi meu pior ano profissional por tudo aquilo que atravessei. Nunca tinha tido problema de saúde e nesse ano, tive três, problemas de contusões eu tive quatro que me atrapalharam muito. Eu espero permanecer aqui, mas se isso não acontecer, desejo toda a sorte do mundo ao Atlético e eu sigo a minha vida”, revelou o jogador ao repórter Juliano Moreira.

O ano de 2013 também “reservou” um enorme problema pessoal para Anselmo, algo que o jogador garante não revelar de forma alguma e que poucas pessoas no clube sabem. Esse problema chegou a fazer o jogador de 33 anos pensar na aposentadoria. Anselmo guardou isso com ele, mas sempre esteve consciente que o duelo contra o Guaratinguetá seria o último da carreira. Só que, com a ajuda do capitão Márcio e por tudo aconteceu antes e durante a partida, o atacante voltou atrás.

Anselmo Leoirann“Houve um culto aqui no CT e teve também novamente no vestiário, e o pastor bateu muito na tecla superação, mas eu não sei porque ele vinha sempre falar comigo depois. Disse que Deus falou com ele e que sabia que eu estava passando por uma grande dificuldade, mas que eu era homem para passar por cima de tudo aquilo. Eu falei pro Márcio depois do jogo, chorando, que eu pensei em parar de jogar futebol, mas que o último jogo me fez repensar demais, e queria continuar por mais um ano, pelo menos, com a alegria que eu achava que tinha perdido em 2013”

A reformulação que o Atlético sofrerá para a próxima temporada será enorme, talvez a maior dos últimos anos, mas o time precisará de pessoas apaixonadas pelo clube. Anselmo garante ser um, mas sabe que o maior apaixonado pelo Atlético veste a camisa 1. Amigo pessoal de Márcio, Anselmo faz questão de exaltar o companheiro e dá a entender que clube e Márcio precisam um do outro, mas não se arrisca a afirma que o capitão ficará no Atlético.

“Eu conheço ele demais, mas não dá pra responder algo tão pessoal por ele. Mas, de uma coisa podem ter certeza: o Márcio é mais que apaixonado por esse clube, ele já abriu mão de muita coisa para ajudar tanta gente. Muitas pessoas não sabem que ele chegou a ficar sem receber para que outras pessoas recebessem. Tenho certeza que o Márcio está disposto sim a permanecer e lutar para que o Atlético volte a disputar a Série A, mas isso vai depender de muita coisa. O Goiano eu tenho certeza que ele disputa”.