A hora da grande decisão se aproxima e Goiânia será o palco nesse domingo (07) para a Fórmula Truck conhecer o campeão da temporada 2014. Só que, antes de desembarcar de vez no Autódromo de Goiânia, a organização já anúnciou o calendário da temporada 2015. A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, foi quem fez o anúncio da 20ª temporada de sua categoria no Brasil, e que não terá Goiânia como etapa final.
A disputa pelo título será composta, pelo sétimo ano consecutivo, por dez corridas em dez autódromos, distribuídos por seis estados brasileiros e mais o Distrito Federal.A Fórmula Truck dará início ao calendário automobilístico brasileiro em 1º de março, com a primeira etapa na cidade pernambucana de Caruaru. Nove cidades que receberam etapas em 2014 foram mantidas como sedes e a única mudança foi a substituição de Alta Gracia, na província argentina de Córdoba, pela capital sul-mato-grossense Campo Grande, que voltará a ter uma corrida da Fórmula Truck depois de cinco temporadas.
“Voltar a Campo Grande no próximo campeonato é algo que me deixou particularmente satisfeita. A Fórmula Truck tem uma ligação muito forte com a história daquele autódromo. Foi uma corrida nossa, em 2001, que marcou a inauguração do circuito. Sem contar que é uma cidade das mais agradáveis e uma praça muito interessante para todos os setores que estão de alguma forma ligados ao nosso evento”, explicou Neusa.
A etapa em Campo Grande ocupa o lugar que, até 2014, foi de Córdoba. “Eu não diria que a história da Fórmula Truck na Argentina terminou, existe a possibilidade de voltarmos para lá num futuro breve, mas penso que a missão da categoria lá esteja cumprida com louvores. Tivemos três anos de eventos em Buenos Aires e outros três em Córdoba, sempre com momentos muito especiais para nós”, observou a presidente da F-Truck.
Neusa Navarro havia manifestado, ainda na metade da atual temporada, a intenção de incluir o recém reformado autódromo de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o Brasil na cidade gaúcha de Santana do Livramento.
“É algo que ainda temos em mente, mas que não vai acontecer em 2015. Fomos a Rivera conhecer as instalações e a infraestrutura do autódromo ainda não é a ideal para as demandas da Fórmula Truck”, justificou.
Goiânia será a penúltima etapa da próxima temporada, agendada para o dia 8 de Novembro, e a grande decisão foi dirigida para São Paulo, no Autódromo de Interlagos, no dia 6 de Dezembro. Antes disso, a categoria define o campeão da 19ª temporada neste domingo, e a decisão está polarizada entre Leandro Totti e Felipe Giaffone, onde o primeiro, atual campeão, tem 203 pontos, e o segundo aparece com 181 pontos e depende de uma combinação de resultados.
FÓRMULA TRUCK – CALENDÁRIO DE 2015
(As dez etapas do 20º Campeonato Brasileiro)
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Brasília (DF)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Campo Grande (MS)
12 de julho – Cascavel (PR)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Goiânia (GO)
6 de dezembro – São Paulo (SP)
(Com informações de Grelak Comunicação)