A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) número 1.005 de 2003 foi publicada no Diário Oficial da União com o objetivo de suspender a fabricação, distribuição, venda e o consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades. A iniciativa de inspeção iniciou quando a Unilever da cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, anunciou o recall em um lote de suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante foi constatada uma contaminação com uma solução de limpeza. Para a chefe do setor de monitoramento da qualidade em alimentos da Vigilância Sanitária de Goiânia, Gisele Freitas, as medidas de precaução serão tomadas na cidade.
“Em Goiânia foi determinada que se verifique, em uma operação que será feita nos supermercados, se esses locais estão cumprindo a Resolução. Nós já fizemos contato com a Associação Goiana dos Supermercados e já enviamos as orientações para que os produtos sejam recolhidos de forma cautelar e aguarde nova deliberação da Anvisa”, explica a chefe do setor de monitoramento da qualidade em alimentos.
De acordo com ela foi repassado a Vigilância que a Agência irá verificar qual é a gravidade do problema, e caso seja solucionado conforme a empresa alega, os produtos serão liberados.
Os supermercados que ainda não estiverem se adequado ao pedido poderão passar por uma apreensão cautelar ou autuação. A Vigilância Sanitária orienta aos consumidores para que não façam a ingestão dos produtos fabricados na cidade de Pouso Alegre até que aconteça a correção. “Se algum local ainda comercializar o produto o usuário pode entrar em contato para fazer uma denúncia pelo telefone 156, com o endereço completo e um ponto de referência do estabelecimento comercial ou diretamente na Vigilância no 3524-1559”, ressalta Gisele Freitas.
A Anvisa se pronunciou por meio de uma nota que a Vigilância Sanitária de Minas Gerais já foi solicitada para realizar a inspeção na fábrica da Unilever.