A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão, fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).

De acordo com a agência, a medida foi tomada após suspeita de os produtos não atenderem exigências legais e regulamentares da Anvisa. A medida é temporária e foi adotada como precaução. A vigilância sanitária do estado de Minas Gerais e da cidade de Pouso Alegre fará inspeção na fábrica nesta segunda.

Recall

A medida foi tomada após um lote da bebida Ades Maçã 1,5 litro ter sido envasado com solução de limpeza e detectado pela empresa que se pronunciou em seguida. De acordo com a fabricante Unilever Brasil, “cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Paraná com o produto impróprio para consumo”.

De acordo com a Unilever Brasil, houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. O lote em questão tem iniciais AGB, foi fabricado em 25 de fevereiro de 2013 e é válido até 22 de dezembro de 2013.

Precaução

De acordo com a Anvisa, o consumo do produto nessas condições pode causar queimaduras na boca. Segundo a Unilever, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa fez 14 atendimentos relacionados ao lote, dos quais 12 consumidores receberam atenção médica e dois não aceitaram.

A empresa pede que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente com o SAC pelo número 0800 707 0044. Os produtos que ainda estavam em pontos de venda, de acordo com o fabricante, foram recolhidos.

ades-comunicado