O Atlético dominou todo o jogo, fez pressão, brigou, tentou a classificação a todo custo, mas faltou um gol para o Dragão passar para a próxima fase. O clube goiano venceu por 3 a 1 o Universidad Católica, mas como havia perdido por 2 a 0 fora de casa e por ter tomado um gol em casa, precisava vencer por três gols de diferença para alcançar a classificação.
O time goiano começou com tudo, chegou a abrir 2 a 0, placar que levaria para os pênaltis, com gols de Joilson e Reniê. Mas no final da primeira etapa, Michael Ríos marcou o gol chileno na partida e complicou a vida rubro negra dentro da competição.
Com dois minutos do segundo tempo, o Atlético teve um pênalti que o goleiro Mácio executou com perfeição e fez o terceiro da equipe de Goiânia. Mas o placar ficou nisso, mesmo o Atlético tendo muita luta, vontade, raça e determinação, o Católica se classificou para as quartas de final.
Primeiro tempo
O Atlético precisava reverter o resultado e por isso começou o jogo no ataque. Logo aos três minutos, Ricardo Bueno arriscou de fora da área, mas a bola ficou nas mãos do goleiro Toselli. Aos 11 minutos, Eron cruzou para Joilson, que se esticou todo e mandou a bola por cima do gol.
Com 14 minutos, após boa jogada de Eron pela esquerda, Ricardo Bueno recebeu dentro da área e rolou para Joilson. O meia dominou e chutou rasteiro marcando primeiro gol do Dragão na partida.
Ouça o gol na narração de Márcio Ferreira:
{mp3}stories/audio/2012/Outubro/ATLÉTICO_1X0_UNIVERSIDAD_CATÓLICA{/mp3}
Mesmo depois do gol, o Atlético continuava tomando as ações da partida e pressionava o time chileno em busca do segundo gol. Aos 28 minutos, o lateral Adriano fez o cruzamento pela direita e Ricardo Bueno cabeceou para a boa defesa de Toselli.
O Atlético pressionava em busca do segundo gol. Aos 32 minutos o atacante Felipe fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área, a bola sobrou para Dodó que chutou por cima. Dois minutos depois, Joilson fez jogada e cruzou para Felipe que arrematou tirando tinta da trave.
De tanto insistir o Dragão chegou ao seu segundo gol no jogo. Aos 35 minutos, Joilson cruzou na área, o goleiro Toselli falhou e a bola sobrou para o zagueiro Reniê, que apenas empurrou a bola para o fundo das redes, aumentando a vantagem atleticana.
Ouça o segundo gol na narração de Márcio Ferreira:
{mp3}stories/audio/2012/Outubro/ATLÉTICO_2X0_UNIVERSIDAD_CATÓLICA{/mp3}
Aos 39 minutos, o atacante Ricardo Bueno tentou o chute de longe e quase marcou o terceiro. Aos 42 minutos de partida veio a ducha de água fria. O Católica chegou pela esquerda, Sepúlveda tocou no meio e Michael Ríos marcou o gol chileno no Serra Dourada. O Atlético foi para o vestiário precisando marcar dois gols no segundo tempo para conseguir a classificação.
Ouça o gol do Universidad Católica:
{mp3}stories/audio/2012/Outubro/ATLÉTICO_2X1_UNIVERSIDAD_CATÓLICA{/mp3}
Gol relâmpago
O Atlético começou a segunda etapa com todo o vapor. Com dois minutos, Hans Martínez derrubou Joilson dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O goleiro Márcio foi para cobrança e marcou o terceiro gol do Atlético no jogo e agora faltava um para alcançar a classificação.
Ouça o terceiro gol atleticano no jogo:
{mp3}stories/audio/2012/Outubro/ATLÉTICO_3X1_UNIVERSIDAD_CATÓLICA{/mp3}
Depois do gol sofrido, o Católica tentou chegar ao seu segundo gol, mas Márcio fez grande defesa no chute de Pizarro. Aos 13 minutos, o atacante Felipe cobrou falta e a bola cruzou toda a área e ninguém completou para o gol.
Aos 17 minutos, o Atlético até balançou as redes pela quarta vez, mas o assistente marcou impedimento no gol marcado por Ricardo Bueno, depois do chute de Diogo Campos. O Católica também procurava mais um gol para se tranquilizar na partida. Com 21 minutos, Silva chutou e Márcio fez boa defesa.
O Atlético tentou o gol de qualquer maneira, pressionou a equipe chilena de todas as formas, mas o time goiano não conseguiu marcar o quarto na partida e com isso foi eliminado da Copa Sulamericana de 2012.
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO 3X1 UNIVERSIDAD CATÓLICA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Competição: Oitavas de Final da Copa Sul-Americana
Data: 24/10/2012
Horário: 19h30
Árbitro: Carlos Amarilla (Fifa-PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (Fifa-PAR) e Hugo Martinez (Fifa-PAR)
Gols: Joilson 14’ e Reniê 35’ (1º tempo – Atlético) e Michel Ríos (1º tempo – Católica); Márcio 4’ (2º tempo – Atlético)
Cartão Amarelo: Hans Martínez, Sepúlveda, Fernando Meneses (Católica); Pituca (Atlético)
Público:1.579 Renda: R$ 24.389
ATLÉTICO: Márcio; Adriano (Diogo Campos), Diego Giaretta, Reniê e Eron; Pituca, Dodó, Ernandes e Joilson; Ricardo Bueno e Felipe
Técnico: Artur Neto
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Cristohper Toselli; Sepúlveda, Hans Martínez, Enzo Andía e Alfonso Parot; Michael Ríos (Sixto Peralta), Francisco Silva, Tomás Costa e Fernando Cordero (Fernando Meneses); Nicolás Castillo (Álvaro Ramos) e Francisco Pizarro.
Técnico: Martin Lasarte