Um confronto entre o primeiro do ranking da FIFA contra o país que o cupa o posto de número 105. Uma seleção que disputou todas as Copas contra um time que está no seu segundo mundial. Esses e outros fatores fizeram com que muitos acreditassem que o Brasil iria golear a Coreia do Norte na sua estreia na Copa da África do Sul. Não foi o que aconteceu, mas o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1.
O placar foi construído no segundo tempo, com gols de Maicon e Elano, que mostraram a força do lado direito da equipe de Dunga. No finalzinho da partida Ji Yun-Nam diminuiu para os norte-coreanos. Na próxima rodada o time do técnico Dunga enfrenta a Costa do Marfim, no domingo, às 15h30, em Johanesburgo. A Coreia pega Portugal na próxima segunda-feira, às 8h30, na Cidade do Cabo.VELHO PROBLEMA
O torcedor brasileiro que tem boa memória viu o jogo de hoje e se lembrou de jogos como os empates por 0 a 0 com Colômbia, no Maracanã, e Bolívia, no Engenhão, pelas elminatórias da Copa. Nessas duas partidas o Brasil evidenciou um problema que se repetiu hoje, principalmente no primeiro tempo.
A Coreia do Norte, ciente da diferença de qualidade entre os dois times, armou um esquema com praticamente cinco zagueiros. O Brasil ficou com a posse de bola durante a maior parte do tempo, mas não conseguia furar o bloqueio norte-coreano.
Com a dificuldade em entrar pelo meio, o time canarinho tentava pelo lado direito. Elano e Maicon eram bastante acionados, e as principais jogadas surgiam pelo setor. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 20 minutos com Robinho, que recebeu de costas para a área e chutou forte, mas o goleiro Myong-Guk fez boa defesa.
Ainda sem marcar esse ano com a camisa da seleção, Luís Fabiano mostrou que estava ansioso para quebrar o jejum. O atacante buscava incessantemente o jogo, mas não conseguia aproveitar os cruzamentos de Maicon, e a bola não chegava com qualidade para uma boa finalização.
Os outros dois destaques da seleção brasieira, Robinho e Kaká, também apareceram bem na primeira etapa. O jogador do Santos era boa opção pela esquerda, com jogadas individuais e alguns chutes a gol. Ao todo o ex-atleta do Real Madrid tentou o gol 6 vezes, mas só uma foi para o gol.
Já Kaká mostrou que ainda está sem ritmo de jogo. Entretanto a movimentação do meia foi maior no jogo de hoje em comparação com os amistosos pré-Copa. Michel Bastos também teve boa atuação, e no primeiro tempo foi um dos que assustaram o goleiro adversário com chutes de fora da área.
Já a Coreia do Norte, com o seu esquema bem compacto e defensivo, se armou para aproveitar os contra-ataques. O principal jogador do time, Jong-Tae Se, foi o que mais levou perigo ao gol do Júlio César. O atacante se movimentava bem pelas pontas, mas pouco apareceu, já que o time não conseguia manter a posse da pelota.
SEGUNDO TEMPO MELHOR
A seleção brasileira voltou melhor para a segunda etapa. Logo aos cinco minutos Michel Bastos quase abriu o placar em cobrança de falta. O gol saiu pouco tempo depois com o outro lateral da equipe. Após um ótimo passe de Elano, Maicon recebeu pela direita, avançou até a linha de fundo e chutou, sem ângulo, para fazer o gol. A posição do goleiro asiático contribui para que a bola entrasse.
A partir daí o domínio canarinho ficou mais forte. A Coreia se acanhou mais ainda e o Brasil pressionou mais. Aos 18 minutos Luís Fabiano teve a sua melhor chance no jogo. O atacante recebeu de Robinho dentro da área, girou para cima do marcador e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol.
O segundo gol brasileiro veio pouco tempo depois, em mais um bom lance de Robinho. O atleta do Santos fez ótimo passe em profundidade para Elano que tocou no canto esquerdo do goleiro norte-coreano para fazer o segundo gol brasileiro. Com a tranquilidade aparente na partida, o técnico Dunga aproveitou para fazer substituições e tentar ampliar o placar e garantir um bom saldo de gols.
Daniel Alves, Ramires e Nilmar entraram nos lugares de Elano, Felipe Melo e Kaká respectivamente. Entretanto o Brasil não conseguiu criar mais chances de gol e assistiu a Coreia do Norte diminuir a vantagem. Aos 43 minutos Yun-Nam recebeu a bola dentro da área, livre de marcação e chutou na saída de Júlio César.
HISTÓRICO COMUM EM ESTREIA
Apesar de o placar não ter sido o esperado, principalmente pela diferença técnica entre as duas equipes, o Brasil manteve o retrospecto de suas últimas estreias em Copas do Mundo.
A última vez que a seleção brasileira venceu com dois gols de diferença na primeira partida do mundial foi em 1994, na vitória por 2 a 0 sobre a Rússia. Antes da Copa nos EUA, a única estreia que teve goleada do Brasil foi em 1970, no ano do tri, com o 4 a 1 na até então Tchecoslováquia.
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Local: Estádio Ellis Park, em Johannesburgo (África do Sul)
Data: 15/06/2010
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai-HUN
Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Robinho e Luis Fabiano.
Técnico: Dunga
Coreia do Norte
Ri Myong-Guk; Cha Jong-Hyok, Pak Chol-Jin, Pak Nam-Chol, Ri Jun-Il, Ri Kwang-Chon; An Yong-Hak, Mun In-Guk (Kim Kum Il), Ji Yun-Nam; Hong Yong-Jo, Jong Tae-Se
Técnico: Jong-Hun Kim.
Cartão amarelo: Ramires (Brasil)
Gols: Maicon, aos 10 minutos, e Elano aos 26 minutos do segundo tempo. Ji Yun-Nam aos 44 minutos do segundo tempo (Coreia do Norte)