Com bom entrosamento, toque de bola e velocidade, os japoneses garantiram a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ao vencerem a Dinamarca por 3 a 1 pela última rodada do Grupo E da competição, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Agora o Japão encara o Paraguai na briga por um lugar nas quartas-de-final do mundial.

Os nipônicos abriram 2 a 0 na etapa inicial com dois gols de falta, um com Honda e outro com Endo. A Dinamarca diminui no segundo tempo com Tomasson, de pênalti. Já no final da partida  Kawashima ampliou a vantagem e deu números finais à partida.

O Japão terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo E, com seis pontos conquistados. A Dinamarca foi a terceira colocada com apenas três pontos. A Holanda terminou na primeira posição com 9 pontos e Camarões foi o lanterna da chave, com três derrotas.

Os japoneses entrarão em campo na próxima terça-feira, dia 29, para enfrentarem o Paraguai, em Pretória, pelas oitavas-de-final.

BOLA PARADA DECIDE

Precisando da vitória para garantir a classificação, a seleção dinamarquesa tomou a iniciativa no começo da partida. O time do técnico Morten Olssen tentava as jogadas pelos lados com Rommedahl e Simon Poulsen e com cruzamentos na tentativa de levar a bola pra Bendtner e Tomasson. O Japão esperava no seu campo de defesa, e trabalhava bem a bola quando a tinha.

Aos poucos a troca de passes envolvente dos japoneses fazia efeito e a equipe chegava ao gol dinamarquês. Aos 12 minutos Okubo cruzou da esquerda e Matsui desviou para boa defesa de Sorensen. A Dinamarca respondeu logo depois, em uma jogada criada por Poulsen que cruzou para Tomasson. O experiente atacante chutou colocado e a bola tirou tinta da trave de Kawashima.

O jogo seguiu equilibrado, com o Japão insistindo nas jogadas de velocidade e a Dinamarca reforçando a marcação. Porém aos 17 minutos o destaque da equipe asiática, o atacante do CSKA Moscou, Honda, cobrou bem uma falta e a bola entrou no canto direito do goleiro Sorensen.

O gol animou os japoneses, que não mantinham a posse da bola, mas eram perigosos com a velocidade empregada quando a tinham. A Dinamarca trocava passes no campo de ataque, mas sem criar chances de gol.

Aos 30 minutos, em mais uma cobrança de falta, o Japão chegou ao segundo gol. Dessa vez Endo cobrou por cima da barreira e a bola morreu no canto esquerdo do arqueiro dinamarquês. Aos 43 minutos os nipônicos ainda tiveram uma boa chance em um chute de Komano, que foi defendido por Sorensen.

DINAMARCA MELHORA, MAS JAPÃO LEVA

Na volta do intervalo a Dinamarca tentou mudar a postura de jogo em busca do resultado que precisava que, no caso, era somente virara o placar. O time europeu insistia nos cruzamentos para Tomasson e Bendtner, o que não adiantava muito. O Japão continuou com o toque de bola e velocidade, mas desacelerou o jogo.

Aos 23 minutos Erikssen aproveitou um cruzamento e arrematou de primeira e a bola passou perto do gol de Kawashima. Aos 34 Larsen mandou a bola na trave. Um minuto depois A Dinamarca conseguiu balançar as redes japonesas com Tomasson, de pênalti.

Entretanto o gol não mudou a cara do jogo e o Japão ampliou o marcador com Okazaki. Após mais uma bela jogada de Honda, o atacante do Shimizu S-Pulse apareceu livre para marcar.

FICHA TÉCNICA – DINAMARCA X JAPÃO

Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo (África do Sul)
Data: 24 de junho de 2010, quinta-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Jerome Damon (África do Sul)
Assistentes: Célestin Ntagungira (Ruanda) e Enock Molefe (África do Sul)

DINAMARCA: Sorensen; Jacobsen, Kroldrup (Larsen), Agger, S. Poulsen; Jorgensen (Jakob Poulsen), C. Poulsen; Rommedahl, Tomasson, Kahlenberg (Eriksen); Bendtner.
Técnico: Morten Olsen

JAPÃO: Kawashima; Komano, Nakazawa, Tulio Tanaka, Nagatomo; Abe; Matsui (Okazaki), Hasebe, Endo (Inamoto), Okubo (Konno); Honda
Técnico: Takeshi Okada

Cartões amarelos: Bendtner, Poulsen, Kroldrup (Dinamarca), Nagatomo e Endo (Japão)
Gols: Honda, 17min 1°T, Endo 30min 1°T, Okazaki 43min 2°T (Japão), Tomasson 36min 2°T (Dinamarca)