A alegria africana permanece na primeira Copa do Mundo disputada no continente. Única seleção representante da África que avançou para as oitavas de final, Gana mostrou força, luta e garra para superar os Estados Unidos e chegar às quartas de final, onde enfrentará o Uruguai na próxima sexta-feira.

 

Com gols de Prince e Gyan, os africanos superaram o Tio Sam por 2 a 1, na prorrogação. No duelo – teoricamente – mais discreto das oitavas de final, Gana e Estados Unidos fizeram um jogo equilibrado, com dois tempos distintos. Na primeira etapa, a equipe africana foi melhor, abriu o placar logo nos primeiros minutos e criou outras boas chances.

Na etapa complementar, foi a vez dos norte-americanos tomarem as rédeas do jogo. Os yankees chegaram ao empate e tiveram a chance de conquistar a vitória, mas com o empate em 1 a 1, a partida teve que ser decidida na prorrogação, onde os ganesesmarcaram e comemoram a classificação histórica.

GANA ABRE O MARCADOR

A equipe de Gana começou sobressaindo na correria e na força. Logo aos cinco minutos, a única seleção africana que avançou às oitavas de final abriu o placar. Prince recebeu bola no meio campo, encarou a marcação, avançou e bateu de perna esquerda no canto. 1 a 0.

Aos 17, o habilidoso atacante Gyan quase ampliou. O jogador Gyan bateu firme no ângulo direito, e Howard, goleiro norte-americano, pulou para espalmar, fazendo boa defesa.

A primeira boa chance da equipe da terra do Tio Sam foi aos 34 minutos. Findley chegou na cara do gol e bateu. Kingson deu sorte e conseguiu evitar o gol, defendendo com o pé esquerdo. Dois minutos depois, a seleção de Gana respondeu. Após bobeada de DeMerit, Asamoah bateu cruzado e Howard, mais uma vez, salvou.

EUA IGUALA

Na etapa complementar, o time norte-americano voltou melhor r disposto a buscar o empate. Com um minuto de bola rolando, eles tiveram a primeira chance. Feilhaber recebeu de Altidore na área e chuta em cima de Kingson

O gol de empate saiu aos 15 minutos, quando Dempsey fez joagada individual, colocou a bola entre as pernas de Mensah, invadiu a área e foi derrubado por Jonathan. Donovan cobrou com categoria no canto esquerdo e a bola ainda tocou a trave direita, antes de balançar a rede. 1 a 1.

Criando boas chances, os EUA paravam no nervosismo, que impedia a equipe de tomar a frente no placar. Altidore ainda perdeu uma boa chance aos 34. O jogador dividiu na área, ficou com a bola e chutou, quase caído, para fora, perdendo uma chance incrível. Com o empate, a partida foi para a prorrogação.

TRIUNFO AFRICANO

Assim, como no primeiro e no segundo tempo, na prorrogação, o gol não demorou a sair. O time africano contou com o brilho do atacante Gyan para sair à frente no tempo extra. Gyan recebeu lançamento longo de Ayew, dividiu com Bocanegra, ganhou na força e bateu com raiva para o gol de Howard. 2 a 1.

Os norte-americanos pressionaram, lutaram e mostraram que o futebol do país evoluiu muito nos últimos anos. Recuada, a defesa de gana passou sufoco, mas garantiu o resultado que colocou Gana nas quartas de final.alt