Não foi dessa vez. Apesar da boa fase da seleção francesa, a esperança de que o Brasil derrubasse o tabu de 19 anos sem vencer a França era grande, mas o time canarinho amargou mais uma vez a alcunha de freguês dos “bleus”. Em amistoso disputado no Stade de France, em Saint Denis, os franceses mais uma vez saíram vitoriosos pra cima do Brasil, ao vencerem por 1 a 0.

O gol da vitória da equipe de Laurent Blanc foi marcado pelo atacante Benzema, já na segunda etapa. Os brasileiros não vencem os rivais franceses desde 1992, quando triunfou pelo placar de 2 a 0 em um amistoso. O time canarinho também amargou a segunda derrota consecutiva, já que antes da França, havia perdido para a Argentina em novembro do ano passado.

O Brasil não perdia dois jogos seguidos desde julho de 2008, quando foi derrotado pela Venezuela em um amistoso, e em seguida pelo Paraguai, pelas eliminatórias.

O jogo

A primeira etapa foi pouco movimentada. O Brasil se posicionou para aproveitar os contra-ataques na velocidade de Robinho e Pato, e investia principalmente no lado esquerdo com André Santos. A França não conseguia furar o bloqueio da marcação canarinha, e por isso poucos lances foram criados na primeira metade do jogo. 

Entretanto, foi no primeiro tempo que aconteceu o lance que mudou a cara do jogo. Aos 39 minutos, Benzema tentou dar um “chapéu” em Hernanes e acabou levando um chute do ex-volante são-paulino, o que resultou na expulsão do jogador brasileiro. Era apenas o começo da boa atuação do atacante francês, que seria decisivo na vitória.

Benzema garante vitória

Com um a menos, o Brasil passou a jogar mais recuado, e chamou os franceses para o seu campo de defesa. O time de Mano Menezes tentava aproveitar os erros adversários, mas qualquer poder de reação foi anulado aos nove minutos da segunda etapa. Em uma bela jogada de Menez pela direita, o ponta cruzou rasteiro para Benzema aparecer e marcar.

Júlio César ainda defendeu várias bolas difíceis, garantindo que a derrota não fosse maior. Mano Menezes passou então a reforçar o poder de marcação, lançando Sandro no lugar de Robinho, para garantir que o resultado não fosse ampliado para os franceses. O Brasil pouco fez na etapa complementar, apenas assustou em uma lance com André Santos, mas sem efeito.

 

FICHA TÉCNICA: FRANÇA 1 X 0 BRASIL

FRANÇA: Lloris; Sagna, Ramil, Mexes e Abidal; Diarra, M’Villa (Diaby), Gourcuff (Gabaye) e Menez (Remy); Benzema (Gameiro) e Malouda.
Técnico: Laurent Blanc

BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias (André), Hernanes e Renato Augusto (Jádson); Robinho (Sandro) e Alexandre Pato (Hulk).
Técnico: Mano Menezes.

Local: Stade de France, em Saint-Denis (França)
Data: 09/02/2011. 
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha).
Auxiliares: Jan-Hendrik Salver e Detlef Scheppe (ambos da Alemanha)

Gol: Benzema 9′ 2ºT (França)

Cartões amarelos: Menez (França) / Robinho (Brasil)

Cartão vermelho: Hernanes (Brasil)