Jogando em Rustemburgo na manhã deste sábado (29), Gana e Austrália não saíram do empate. Em atuação igual, o jogo terminou em 1 a 1, mesmo com os australianos jogando boa parte do tempo com um atleta a menos, após Kewell tocar com a mão na bola dentro da área – lance que originou o empate dos adversários.

ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DOS GOLS

Com o resultado, Gana assumiu a liderança do Grupo D da Copa do Mundo, com quatro pontos e o mesmo número de jogos dos demais. Em 2º lugar está a Alemanha, com três pontos. A Sérvia vem em seguida, também com uma vitória. Já a Austrália, está na lanterna com um ponto conquistado.

O JOGO

A partida começou nivelada. A força física e os passes errados predominaram as ações no início do jogo. A virilidade, aliás, foi a causa do primeiro gol. Aos 9min, Valeri foi derrubado na entrada da área. Bresciano foi para a cobrança e bateu colocado. A bola quicou na frente do goleiro, que falhou ao não segurá-la. Esperto, Holman pegou a sobra e abriu a contagem para a Austrália. Era o primeiro gol deles na Copa.

Disputado, principalmente, no meio campo o jogo só teve outro lance de perigo aos 19min, com Gana tentando empatar. Ayew recebeu na intermediária pela direita, limpou a marcação e chutou forte. A bola desviou na zaga e foi para fora. Três minutos depois, Asamoah Gyan também bateu forte, mas errou o caminho do gol. Gana não sabia, mas estava perto de chegar ao empate.

O EMPATE

Sem desistir, aos 23min, Dede Ayew – inspirado – dribla o mesmo zagueiro três vezes na linha de fundo e cruza para a área. A bola sobra para jonathan Mensah. Ele bate para o gol e Kewell toca com a mão na bola: pênalti e cartão vermelho. Na cobrança, Asamoah Gyan, tranquilo e calmo, manda goleiro para um canto e a bola no outro. Gana passava a ter o domínio do jogo, enquanto os adversários perdiam as jogadas no meio.

A última chance de conseguir a virada veio aos 43min, quando Schwarzer salvou o que seria mais um gol. Na jogada, Boateng entrou pela direita, limpou o zagueiro e bateu cruzado. O goleiro se esticou todo para defender. Entendendo que não havia necessidade de dar minutos de acréscimos, o árbitro do jogo encerrou o primeiro tempo aos 45min.

2º TEMPO

O início da etapa final prometia. Só prometia… Aos 4min, no contra-ataque, Gyan teve a oportunidade de marcar com um chute forte, de fora da área. Esperto, o goleiro Schwarzer conseguiu espalmar pra frente e o zagueirão Neill chega e tira a bola pra longe. O tempo ia passando e as equipes erravam muito passes. Os ganeses tentavam marcar batendo de longe. Mesmo com um homem a mais, o time não aproveitava.

Aos 21min, após boa construção de jogada, a Austrália conseguiu fazer rápido ataque pela direita. A bola foi cruzada na área e Chipperfield, que acabara de entrar, cabeceou por cima do gol. No mesmo minuto, em resposta, Owusu-Abeyie chegou atrasado na bola que cruzou toda a área. Por pouco Gana não conseguiu a virada.

O tempo ia passando e os dois times tentavam vencer o cansaço e marcar, mas nada acontecia. Aos 26min, Kennedy recebeu cara a cara com o Kingson, mas bateu em cima do goleiro. No rebote, Chipperfield chutou mal. A última chance criada foi aos 45min. Owusu-Abeyie, da intermediária, bateu com força e o goleiro australiano conseguiu segurar. A bola sobrou para outro atleta de Gana, mas ele mandou por cima do gol.

ESCALAÇÕES

Gana: Kingson; Pantsil, Jonathan Mensah, Addy, Sarpei; Annan, Prince Boateng; Kwadwo. Asamoah, Dede Ayew; Tagoe e Asamoah Gyan.
Técnico: Milovan Rajevac.

Austrália: Schwarzer; Wilkshire, Neill, Moore, Carney; Valeri, Emerton, Culina, Bresciano, Holman; Kewell.
Técnico: Pim Verbeek.altaltalt