Uma das principais favoritas ao título do Mundial da África do Sul, a seleção inglesa teve um difícil teste logo na estréia, diante do forte time norte americano. O confronto, foi cercado de muita expectativa em relação à segurança, diante de especulações de um possível atentado.


Mas, a batalha foi só dentro de campo e o time inglês não conseguiu sair vencedor. A equipe européia abriu o placar em uma bela jogada do craque Gerrard, um dos destaques da partida, mas em um lance infeliz, o goleiro inglês tomou um frango e permitiu o empate – o terceiro, em seis partidas até o momento no Mundial.

JOGO

Com grandes jogadores no elenco, a seleção inglesa começou dando mostras de que não teria dificuldade para superar o oponente. Logo aos três minutos, o time mostrou a qualidade que tem e na primeira triangulação Steven Gerrard apareceu por trás da defesa, recebeu de Heskey e bateu na saída do goleiro para abrir o placar da partida. 1 a 0.

A equipe norte-americana não se abalou e equilibrou a partida, mostrando que também tem condições de avançar à próxima fase. Aos dez minutos, Donovan cruzou na área, Dempsey cabeceou, mas Green defendeu com tranqüilidade.

Utilizando muito as bolas aéreas, aos 18, o time dos EUA chegou novamente. Donovan cruzou para Altidore, que raspou de cabeça na bola, mas ela foi pela linha de fundo, com perigo.

Bem marcado, o atacante inglês Rooney tinha dificuldades para criar jogadas. Aos 20, ele bateu de longe, mas o goleiro Howard faz a defesa com tranqüilidade.

altA equipe norte-americana contou com uma grande falha do goleiro inglês para chegar ao empate. Dempsey fez boa jogada e bateu sem pretensão. A bola tocou no solo, o goleiro Green se complicou, rebateu e viu a bola escapar para as redes, aos 39 minutos. 1 a 1.

Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada, com boas chances de gol para as duas equipes. A primeira boa chance, assim como na primeira etapa foi inglesa. Aos seis minutos, Heskey saiu em contra-ataque e ficou na cara de Howard, que fez milagre e salvou os Estados Unidos

Os ingleses tinham mais posse de bola e cadenciavam o jogo com qualidade, mas o time norte-americano também partia bem, sobretudo nos contra-ataques.Lampard bateu o escanteio, Johnson dominou e bateu, mas a bola passa ao lado do gol, aos 19.

No minuto seguinte o adversário revidou. Altidore saiu com velocidade no contra-ataque, ganhou da zaga e bate com força. O goleiro Green espalmou, mas a bola ainda bateu na trave.

Aos 29, em um dos poucos momentos em que esteve desmarcado, Rooney, arriscou um chute de longa distância. A bola fez efeito e quase enganou Howard, mas sai pela linha de fundo.

O atacante, destaque do time inglês, ainda fez uma bela assistência para Wright-Phillips no lance seguinte. Cara a cara com o goleiro Howard, ele bateu em cima do defensor.

Aos 32, Gerrard ganhou a jogada e conseguiu fazer o cruzamento para Heskey, que subiu mais que a zaga, mas cabeceou por cima do gol, perdendo mais uma chance para a Inglaterra.

FICHA TÉCNICA – INGLATERRA 1 x 1 ESTADOS UNIDOS

Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo (África do Sul)
Data: 12 de junho de 2010, sábado
Horário: 15h30 (Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil)
Assistentes: Altemir Hausmann e Roberto Braatz (ambos do Brasil)

Cartões Amarelos: Milner, Carragher e Gerrard (Inglaterra); Cherundolo, DeMerit e Findley (Estados Unidos)

Gols: INGLATERRA – Gerrard, aos quatro minutos do primeiro tempo
ESTADOS UNIDOS – Dempsey, aos 40 minutos do primeiro tempo

INGLATERRA: Green; Johnson, Terry, King (Carragher) e Ashley Cole; Milner (Wright-Phillips), Lampard, Lennon e Gerrard; Rooney e Heskey (Crouch)
Técnico: Fabio Capello

ESTADOS UNIDOS:
Howard; Cherundolo, DeMerit, Onyewu e Bocanegra; Bradley, Clark, Dempsey e Donovan, Findley (Buddle) e Altidore (Holden)
Técnico: Bob Bradley