Diante de um Japão disciplinado e forte na marcação, a equipe de Camarões não conseguiu ser a segunda seleção africana a vencer na Copa do Mundo. O time de Eto’o – astro da Inter de Milão – jogou bem e teve domínio da posse de bola, mas tinha dificuldades de furar o bloqueio defensivo do adversário, que aproveitou uma das únicas chances que teve para consolidar a vitória por 1 a 0.

A segunda rodada da chave será disputada no sábado. Às 8h30, o Japão enfrenta justamente a poderosa Holanda, em Durban. No período da tarde (15h30), a Camarões mede forças com a Dinamarca, em Pretoria.

PRIMEIRA ETAPA

Tentando jogadas pelo lado e cruzamentos na área, a seleção africana começou melhor, mas esbarrava na marcação disciplinada dos brasileiros. Aos dez minutos Assou Ekoto cobrou escanteio na área e a zaga conseguiu o desvio após Kawashima passar em branco pela bola.

A partida era bastante disputada no meio-campo, mas tinha poucas chances claras de gol. Samuel Eto’o, ídolo camaronês, era bem marcado e tinha dificuldades para criar as jogadas.

Aos 30 minutos novamente Assou Ekoto levantou bola na área. O goleiro Kawashima saiu do gol e não conseguiu segurar. Antes da chegada de um atacante camaronês, a zaga do Japão conseguiu afastar.

Aos 38, o time africano conseguiu a primeira finalização em gol. Eyong bateu forte de fora da área e Kawashima defendeu bem

Mas, no lance seguinte o Japão foi mais eficiente. Matsui cruzou da lateral direita para Honda, que teve espaço para dominar dentro da pequena área e manda para o fundo das redes. 1 a 0

SEGUNDA ETAPA

Na segunda etapa, o time de Camarões foi melhor e dominava o meio-campo, com um toque de bola envolvente, mas tinha dificuldades de ultrapassar a forte marcação japonesa. Aos 04 minutos, o talento de Eto’o apareceu. O jogador fez linda jogada pela direita, driblou três e rola para Choupo-Moting, que bateu com muito perigo.

Aos 11, foi a vez de Choupo-Moting arriscar. Ele pegou a bola na ponta esquerda, puxou para a perna direita e chutou rasteiro. A bola sai à esquerda do gol japonês.

À frente no placar, o Japão era todo defesa mas camarões não conseguia furar o bloqueio, mesmo tendo mais posse de bola.  As poucas fezes que a seleção africana conseguia chegar na área eram em cobranças de falta ou escanteio. Aos 34, Geremi bateu falta na área e Kawashima afastou de soco.

Em um contra-ataque perigoso, o Japão teve a chance de ampliar o placar. Hasebe chutou com perigo da direita, o goleiro espalmou, e Okazaki pegou o rebote e bateu na trave, aos 36.

O time africano também acertou a trave. Aos 40, Mbia bateu com força de fora da área e a bola explodiu no travessão de Kawashima.

Aos 47, no final da partida, o time africano teve a melhor chance. Geremi cruzou e Webo tocou para grande defesa da Kawashima, que caiu no canto direito, rente à trave, para evitar o gol de empate.


FICHA TÉCNICA – JAPÃO 1 X 0 CAMARÕES

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 14 de junho de 2010 (Segunda-feira)
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerenca (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e José Manuel Silva Cardinal (ambos de Portugal)
Cartões amarelos: Nkoulou (Camarões); Abe (Japão)
Gols:
JAPÃO: Honda, aos 38 minutos do primeiro tempo.

JAPÃO: Kawashima; Nagatomo, Tulio Tanaka, Nakazawa e Komano; Abe, Hasebe (Inamoto), Endo e Matsui (Okazaki); Honda e Okubo (Yano)
Técnico: Takeshi Okada

CAMARÕES: Souleymanou, Mbia, Nkoulou, Bassong e Assou Ekotto; Makoun (Geremi), Matip (Emana) e Eyong; Webó, Eto’o e Choupo-Moting (Nguemo)
Técnico: Paul Le Guen