O Brasil vive um dos momentos mais críticos no que diz respeito à disponibilidade de água. Biomas estratégicos como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal registram redução da superfície de água, com consequências diretas no abastecimento humano, na produção agrícola e na geração de energia. É a partir dessa realidade preocupante que o programa Pauta 1 desta terça-feira (15) propõe uma análise da crise hídrica no país ao vivo, a partir das 15h, na Sagres TV (canal 26.1) e no YouTube da Sagres.

Assista ao programa

Para aprofundar a discussão, o programa recebe a pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ana Paula Cunha, e Anke Salzmann, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário. As especialistas analisam os fatores que agravam a crise hídrica e propõe caminhos para políticas públicas mais efetivas.

Elas também avaliam como a sociedade civil e o setor produtivo podem contribuir com soluções sustentáveis e qual o papel da tecnologia na gestão dos recursos hídricos. A conversa é mediada pelos jornalistas Samuel Straioto e Gabriel Hamon.

Escassez hídrica ameaça abastecimento, agricultura e energia

A diminuição da disponibilidade de água impacta diretamente o abastecimento urbano, a irrigação agrícola e a geração de energia. Em várias cidades brasileiras, já se observa aumento no custo de captação e distribuição de água, e as reservas dos reservatórios chegam a níveis críticos. O programa também discute os riscos de um possível racionamento no futuro próximo.

O Brasil pode virar um país mais seco?

Esse é um dos principais questionamentos da edição. Com base em estudos recentes, o Pauta 1 discute a possibilidade de o Brasil, historicamente conhecido como “o país da água”, enfrentar um novo ciclo de escassez estrutural, caso não reverta o processo de destruição ambiental.

O que é o Pauta 1?

O Pauta 1 é um programa semanal do Sistema Sagres de Comunicação, com foco em análise aprofundada de temas relevantes, atuais e conectados com políticas públicas. Sempre ao vivo, às terças-feiras, às 15h, o programa é transmitido pela Sagres TV e pelo YouTube da Sagres.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: ODS 6 – Água potável e saneamento.

Confira outras edições do Pauta