Com baixo estoque de vacinas da Coronavac, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia centralizou a aplicação da dose 2 do imunizante. A partir desta quarta-feira, 19 de maio, os moradores que precisam receber o reforço da vacina produzida pelo Butantan devem procurar exclusivamente o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sabado, das 8 às 18 horas, ou a Central Municipal de Imunização, também de segunda a sábado, das 9 às 16 horas. Em ambos os casos, não é necessário agendamento. A iniciativa visa evitar qualquer tipo de perda técnica das doses. A vacinação segue normalmente em todos os outros postos da cidade, com aplicação da AstraZeneca e Pfizer.

“É importante frisar que ainda temos estoque suficiente para aplicação da Dose 2 em quem já alcançou o intervalo de 28 dias da Coronavac. Não está faltando vacinas pra esse grupo. O reforço do imunizante está garantido e é extremamente importante para completar o ciclo de proteção. A medida de centralização é justamente para que não falte dose para ninguém. Aplicar a Dose 2 somente em dois locais próximos um do outro facilita a logística e evita perdas técnicas. E nesse momento é uma medida necessária”, afirmou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Balanço

De acordo com o último balanço realizado pela Secretaria, até o dia 15 de maio, 109.326 doses já haviam sido aplicadas na cidade. 69.587 referentes à primeira dosagem e 39.739 referentes à segunda dosagem. Ao todo, o município já havia recebido 158.620 vacinas de três laboratórios: Butantan (Coronavac), Fiocruz (AstraZeneca) e Pfizer. O estoque disponível no dia 15 era de 27.210 doses para a primeira aplicação e 9.570 para a segunda aplicação. Houve registro de perdas técnica de 12.045 doses.

Campanha de Vacinação

Além da aplicação da dose 2 da Coronavac em dois postos, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia segue com o cronograma da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município. Neste momento estão sendo aplicadas vacinas de 1ª dose em pessoas com comorbidades acima de 18 anos, síndrome de down acima de 18 anos e renais crônicos também acima de 18 anos e com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Grávidas e puérperas com mais de 18 anos e comorbidades também estão no grupo prioritário de vacinação desta fase da campanha.

A aplicação da primeira dose da vacina para as pessoas dos grupos prioritários pode ser feita nos drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela no setor Residencial Solar Central Park e no Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança. Em ambos não é necessário agendamento e o atendimento é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira enquanto tiver doses no estoque. O imunizante também está sendo aplicado em cinco Unidades Básicas de Saúde, sendo elas Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim e na Central de Imunização. O atendimento nesses locais é por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Para as pessoas com deficiência são aceitos ainda os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade.

Já a aplicação da segunda dose dos imunizantes está disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorrerá exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro, Aparecida).